[Rio-pm] [OFF TOPIC] - WHM/CPanel

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Sábado Janeiro 3 13:52:42 PST 2009

Olá Eduardo,

2009/1/3 Eduardo Maia <maia em soluhouse.com.br>:
> Gostaria de compartilhar com os amigos minha (péssima) experiência com
> este software.
>
> CPanel é um (famoso e muito utilizado) painel de administração de
> domínios, que permite que qualquer usuário inexperiente (autorizado) seja
> capaz de facilmente criar emails, trocar senhas, acessar webmail, proteger
> diretórios com senhas, entre outras funcionalidades que sempre fazemos via
> shell. WHM é um software que cria contas de CPanel, definindo a grosso
> modo.

Durante muitos anos eu trabalhei para fazer ferramentas que tem este
mesmo propósito. Uma interface web para administrar um equipamento,
sem grandes conhecimentos técnicos.

> A princípio deveria ser apenas um monte de xpto.php a ser colocado no
> servidor, mas que transforma num inferno a vida de qualquer sysadmin.
>
> Dei um useradd fulano via shell, passwd fulano, nenhuma mensagem de erro,
> mas não era possível o fulano logar no servidor. O suporte técnico
> informou que para a criação de usuários funcionar, isto deveria ser feito
> pelo WHM/CPanel. Pareceu inacreditável, mas ele estava certo.

Sim, isso acontece bastante porque todo o esquema de IDs, sudores, e
permissões para um usuário podem estar atrelados a configurações do
CPanel, com certeza para simplesmente crirar um usuário você deveria
usar muitos parametros a mais.

> [...]
>
> E para fazer o Apache reler o mime.types, a resposta do suporte foi a
> necessidade de recompilar o Apache(?!)
>
> Aí a gente começa a desconfiar em quanta alteração esse software faz no OS
> e seus serviços, e se ele pode ser realmente confiável.
>
> Enfim, considero péssima esta escolha de painel de controle. A impressão
> que tenho é que não estou rodando Linux nesse servidor, mas estou rodando
> CPanel.
>
> Enfim... sugiro fugirem desse software.
>
> Alguém compartilha experiência com outros softwares de painel de controle

Olá Eduardo,

O CPanel realmente tem muitos problemas, o principal na minha opinião
é tentar abraçar todas as distros com as pernas, porque, cada um tem
uma particularidade e o software tem que fazer muitos tratamentos para
simplesmente gravar uma configuração. Eu trabalhei alguns anos fazendo
este tipo de ferramenta, e é realmente um desafio muito interessante.

No seu caso em específico, é difícil este tipo de esquema dar certo,
porque, o CPanel não foi feito com o intúito de parsear as confs dos
arquivos e jogar na interface web antes de aplicar as novas
configurações, mas sim, incluir linhas em lugares específicos (dentro
do arquivo de configuração), ou, como no caso do httpd.conf, criar um
novo arquivo (a partir de templates). O que você poderia ter feito é
um esquema parecido com o que o Debian faz, em definir um
sub-diretório e incluir novos arquivos de configuração lá dentro, em
seguida, fazer com que o Apache leia-os também. Isso tudo pode ser
feito alterando os templates do CPanel, e é uma boa sugestão para a
equipe do seu provedor.

Sim, é bastante limitado trabalhar com este software, porque o desafio
que ele tanta assumir é algo muito grande, principalmente no nosso
ponto de vista, de quem conhece os comandos via shell e sabe como é
mais fácil e simples fazer isso diretamente.

Meu conselho é: utilize apenas o CPanel neste provedor. Com certeza
ele faz muito mais coisas do que você faria manualmente, e estes são
procedimentos fundamentais para a saúde dos seus serviços.

Depois de tudo isso eu acredito e aposto que a falha não é do CPanel,
e sim da sua implementação no provedor em questão. Com certeza faltou
todas as modificações e planejamento necessário para deixá-lo completo
em um ambiente compartilhado.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>