[Rio-pm] tutorial catalyst do Eden

lgonzaga em lncc.br lgonzaga em lncc.br
Sábado Outubro 4 06:21:02 PDT 2008

Valeu. Vor estudar a partir destes links. Estamos colocando no ar uma
aplicação om muitos formulários (47, se não
estou enganado), alguns reutilizados por vários
controles.Será muito bom avaliarmos esta aplicação
considerando estas alternativas.

Abraços, Luiz.

esquema de actions e o uso do FormBuilder não é mais

> A prática recomendada hoje em dia é usar actions
encadeadas, que

http://search.cpan.org/~mramberg/Catalyst-Runtime-5.7014/lib/Catalyst/DispatchType/Chained.pm

> O FormBuilder é uma questão mais
controversa. Geradores de formulários
> em geral não
são recomendáveis a não ser que você tenha
feito uma
> análise minuciosa dos requisitos de
formulários da sua aplicação
> inteira e o
gerador forneça os recursos pra implementá-los

convenientemente. Na maior parte das vezes, as customizações
dos
> formulários vão ser mais trabalhosos de
implementar a longo prazo do
> que se você fizesse
manualmente com html, etc. Além do quê, os

geradores de formulários não endereçam casos
complexos como campos
> interdependentes, e
verificação de unicidade. O FormBuilder em

particular, é cheio de bugs e tem uma API mal-projetada que
não
> incentiva o reuso de código e dificulta a
manutenção. Pra quem insiste
> em usar gerador de
form, o menos ruim é o FormFu:

http://search.cpan.org/~cfranks/Catalyst-Controller-HTML-FormFu-0.03004/lib/Catalyst/Controller/HTML/FormFu.pm

> Particularmente, a abordagem que eu uso é de usar
Moose pra validar os
> parâmetros vindos de
formulários, tem um exemplo aqui:

http://dev.catalyst.perl.org/repos/Catalyst/trunk/examples/Catalyst-Model-Validated/

> Em breve estarei colocando o material das palestras do
YAPC no meu
> blog, só não tenho certeza quando,
apesar de ter aprendido a programar
> um pouco, nunca aprendi a