[Rio-pm] tutorial catalyst do Eden

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sexta Outubro 3 22:25:17 PDT 2008

2008/10/3  <lgonzaga em lncc.br>:
> Eden, por que o esquema de actions e o uso do FormBuilder não é mais
> recomendado ? Tem referências sobre isto ?

A prática recomendada hoje em dia é usar actions encadeadas, que
propiciam melhor reuso de código --
http://search.cpan.org/~mramberg/Catalyst-Runtime-5.7014/lib/Catalyst/DispatchType/Chained.pm

O FormBuilder é uma questão mais controversa. Geradores de formulários
em geral não são recomendáveis a não ser que você tenha feito uma
análise minuciosa dos requisitos de formulários da sua aplicação
inteira e o gerador forneça os recursos pra implementá-los
convenientemente. Na maior parte das vezes, as customizações dos
formulários vão ser mais trabalhosos de implementar a longo prazo do
que se você fizesse manualmente com html, etc. Além do quê, os
geradores de formulários não endereçam casos complexos como campos
interdependentes, e verificação de unicidade. O FormBuilder em
particular, é cheio de bugs e tem uma API mal-projetada que não
incentiva o reuso de código e dificulta a manutenção. Pra quem insiste
em usar gerador de form, o menos ruim é o FormFu:
http://search.cpan.org/~cfranks/Catalyst-Controller-HTML-FormFu-0.03004/lib/Catalyst/Controller/HTML/FormFu.pm

Particularmente, a abordagem que eu uso é de usar Moose pra validar os
parâmetros vindos de formulários, tem um exemplo aqui:
http://dev.catalyst.perl.org/repos/Catalyst/trunk/examples/Catalyst-Model-Validated/

Em breve estarei colocando o material das palestras do YAPC no meu
blog, só não tenho certeza quando, apesar de ter aprendido a programar
um pouco, nunca aprendi a gerenciar meu tempo direito. ;)

--
edenc.vox.com