[Rio-pm] [SP-pm] O Futuro do Perl/CPAN

Marcos Machado listas em istf.com.br
Segunda Maio 19 07:41:35 PDT 2008

xiii, lá vem os emails enormes do breno :-P

breno escreveu:
> Algo não faz o que vc quer, ou não faz direito? Vai lá e conserta!
> Aponta o problema! Sugira! Participe! E não sente e faça seu próprio
> de novo do zero. Não vejo sentido nisso, a não ser auto-aprendizado ou
> auto-martírio.

Breno, eu acho que a resposta disso está justamente no próprio conceito
de TIMTOWDTI. Existem tantas formas diferentes de fazer a mesma coisa
que isso acaba dando liberdade/vontade/instigando o cara a fazer do
jeito dele, e torcer para a "versão" que ele fez "pegar".

Eu nunca parei para pesquisar o que motivou criações de forks em
detrimento da evolução dos projetos originais, mas pode ser só uma
questão de gosto.

> Dar diversidade ao desenvolvedor é ótimo. Mas ele tem que, no mínimo,
> ser orientado quanto a quais as características de cada opção para
> escolher a melhor para si. E se o módulo não fizer tudo que ele quer,
> ele deve ser estimulado a colaborar com o projeto, e não criar (mais
> um) fork.

Será que não deveria haver um papel de moderação/avaliação nos projetos
que são incluídos em determinados galhos da árvore do CPAN (por
exemplo), um conselho que pudesse decidir se o projeto seria aceito ou não?

Se isso for bem feito e esse grupo puder administrar um canal de debate
entre os projetos conflitantes, talvez desestimulasse a tentativa de
reinvenção da roda.

(sim, sou autoritário demais para administrar esse tipo de coisa) ;)

[]s, MM