[Rio-pm] dúvida no print

Segunda Novembro 26 08:40:12 PST 2007

Bom Danielle,

o que o Fernando quis lhe mostrar é que:
- a separação por vírgulas faz com que sejam enviados ao comando print
argumentoS, no plural, cada item separado por vírgula é um novo
argumento, digamos que é um ARRAY:

<code>
print "ola","oi","opa";
</code>

seria o mesmo que:

<code>
@teste = ("ola","oi","opa");
print @teste;
</code>

RESULTADO: olaoiopa

A variável "$," define o SEPARADOR. Caso eu a altere, o valor dela
ficará entre os argumentos passados.

<code>
$, = " - ";
print "ola","oi","opa";
</code>

RESULTADO: ola - oi - opa

<code>
$, = " - ";
@teste = ("ola","oi","opa");
print @teste;
</code>

RESULTADO: ola - oi - opa

- no caso do ponto (concatenação) os valores não são argumentoS e sim
um único argumentO. Faz com que seja um único valor. Este foi o motivo
do Fernando lhe apresentar a variável "$,", para que você percebesse a
diferença entre o uso de ponto e de vírgula.

<code>
@teste = ("ola" . "oi" . "opa"); # teste irá possuir um único
argumento $teste[0]
print @teste;
</code>

<code>
print "ola"."oi"."opa";
</code>

geram o mesmo resultado que:

<code>
$, = " - ";
@teste = ("ola" . "oi" . "opa");
print @teste;
</code>

<code>
print "ola"."oi"."opa";
</code>

Já que existe apenas 1 (hum) único argumento passado, pois todos os
valores foram concatenados a um valor só.

Uma parte da documentação já se encontra traduzida em
http://www.perl.org.br/, um trabalho voluntário feito por todos nós da
comunidade e que ainda não foi finalizado.

Gabriel Vieira