[Rio-pm] Compilação

Blabos de Blebe blabos em gmail.com
Quinta Novembro 15 11:32:58 PST 2007

Boa tarde a todos,

Ultimamente andam me rodeando assuntos como interoperabilidade,
máquina virtual, compilação, etc.

Eu ainda to lendo 'O Livro' de perl e estou no começo, então
possivelmente minha dúvida será respondida
no decorrer das páginas. De qualquer forma eu sei que é uma pergunta
meio idiota, mas lá vai:

Cenário:

Tem uma pessoal aí que diz que pra ser portável tem que ter máquina
virtual, "porque vc compila pra um e
roda em todos". Outros dizem que para ser portável, basta ser
compilável em qualquer plataforma. Os
adeptos das máquinas virtuais respondem que grandes sistemas demoram
muito pra compilar, gerando
custos extras, etc.

Perl é portável sem essa papagaiada toda.

A pergunta é: Dado um sistema que demore dias pra compilar numa
linguagem qualquer. Dado que
esse sistema tenha sido re-escrito em "Elegante Perl". Como Perl se
comporta ao levantar um
sistema gigante? Ou seja, quais as dificuldades que Perl poderia
enfrentar nesse cenário ou em
algum semelhante?

Eu tenho lá minhas especulações sobre o que aconteceria, mas já que
não tenho como testar,
gostaria das opiniões dos grandes mestres.

Obrigado