[Cascavel-pm] webservices em Perl

Quarta Maio 18 08:45:31 PDT 2011

Olá monges,

Estou começando a estudar webservices com Perl e queria ter a opinição daqueles que já trilharam esse caminho.

Eu comecei a estudar o SOAP::Lite, mas como tenho que trabalhar com clientes/servidores em .Net, o resultado não foi muito feliz porque o suporte a WSDL do SOAP::Lite é muito precário. Além de ter que criar o WSDL manualmente (o que não é divertido), quando eu consegui que o .Net entendesse o WSDL meu cliente em Perl passou a não entender.

Depois eu comecei a estudar o SOAP::WSDL e fiquei muito contente porque pude criar o cliente E o servidor apenas lendo o WSDL. Isso foi impressionante e gostei do resultado.

Minha preocupação com o SOAP::WSDL está no seguinte (retirado do POD do SOAP::WSDL):

"SOAP::WSDL does not aim to be a complete replacement for SOAP::Lite -
the SOAP::Lite module has its strengths and weaknesses and SOAP::WSDL is designed as a cure for the weakness of little WSDL support - nothing
more, nothing less."

Como eu só vou usar HTTP, não sei o que poderia me convencer a continuar usando o SOAP::Lite.

Ao que parece, o SOAP::WSDL também só suporta SOAP 1.1. Enquanto meus testes iniciais não incluem nenhuma configuração avançada, fica complicado não poder usar SOAP 1.2 por conta das excessões que são diferentes entre os dois padrões.

Alguém aí está efetivamente usando webservices criados/consumidos em Perl e que tenha interobilidade com plataformas com .Net e J2EE (que são as principais que terei que me conectar atualmete)?

Obrigado,
Alceu