[Cascavel-pm] Procuro oportunidade no Brasil

Leonardo Ruoso leonardo.ruoso em gmail.com
Domingo Janeiro 9 03:21:38 PST 2011

Eu recomendo delimitar um pouco mais o espaço geográfico, como a cidade em
que está a fixar residência e a procurar trabalho!

Minha experiência:

Tenho me surpreendido com o quanto parece mais fácil participar de um
processo seletivo para uma empresa que fica em uma cidade de outro país do
que em outra cidade no próprio Brasil. Isso pode até explicar a razão de
tanta gente acabar indo para fora, já que parece ser mais fácil ser
contratado à distância para o exterior do que dentro do Brasil.

É impressionante como os processos de recrutamento e seleção no Brasil
esperam que os candidatos estejam disponíveis para uma entrevista presencial
em dois dias como passo seguinte depois da análise de currículo, como se
viajar de uma região a outra do país fosse o mesmo que tomar o metrô, como
se os candidatos estivessem disponíveis a qualquer esforço para conseguir
uma vaga.

Outro dia perguntei num processo seletivo de uma grande empresa se poderia
haver uma pré-entrevista por telefone para que eu pudesse avaliar minha ida
ou não até a entrevista, pois não gostaria de gastar mil reais com passagens
apenas para fazer número, e a pessoa disse que não teria como adicionar
"este passo" ao processo, nem mesmo o salário queria me dizer antes de
comparecer à entrevista.

Pode? Como tenho compromissos agendados para o dia da entrevista e estamos
em alta estação, não vou participar do processo, mas será que a empresa está
desperdiçando talentos dessa forma?

Atenciosamente,

Leonardo Ruoso (CE1921JP)
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
leonardo em ruoso.com · (11) 3522-9612 · (85) 8787-0312
http://leonardo.ruoso.com · http://twitter.com/LeonardoRuoso
*Leonardo Ruoso *· * *Gerente de Projetos · Analista de Sistemas
Comunicação Social/Jornalismo - UFC/2006 · Telecomunicações - ETFCE/1998
*Internet e inovação tecnológica deste 1996*