[Cascavel-pm] renomear imagem durante upload

Ronaldo Ferreira de Lima jimmy.tty em gmail.com
Segunda Junho 14 12:49:53 PDT 2010

Em 14 de junho de 2010 16:29, Ricardo Stock <ricardostock em bol.com.br> escreveu:
> Boa tarde a todos
Boa tarde Ricardo,

> minha duvida seria como renomear um arquivo antes de gravar o mesmo, ou
> duratne.
Ficou estranho essa parte. Como renomear algo que não existe (ainda)?

> Estou fazendo um upload de arquivos, onde cada imagem, teria como nome o Id
> de registro. faço o upload normalmente, mas nao sei como fazer para trocar o
> nome do arquivo, pois nao quero que o usuario tenha que renomear o mesmo.
> Ex foto0001.jpg  renomeia para ID.jpg
"ID.jpg" é literal ou "ID" seria um número serial?

> [...]
>   my $cliente=param('cliente'); #campo do tipo hidden com o id do cliente
>
>   my ($byte,$buffer,$byteread);
>   my $diretorio="/home/htdocs/clientes/nome_cliente/album";
>

>   ## Pergunta, como renomear o arquivo de forma que fique id.jpg ??
>   ## minha duvida é como renomear o arquivo pois na variavel $arquivo tenho
> o nome do arquivo e o conteudo,
>   ## que é a propria imagem, como trocar somente nome
>   ## tentei $novo_nome=$arquivo, mas gravo a imagem sem bytes nenhum.
>
>   #Gravo o arquivo
>   open (UPLOAD, ">$diretorio/$arquivo") || die "Erro $!";
porque não:
open( my $upload, q(>), qq($diretorio/ID.jpg) ) or die >...
???

>   binmode UPLOAD;
>
>           while ($byte = read($arquivo,$buffer,1024)) {
>                 $byteread += $byte;
>                 print UPLOAD $buffer;
>
>                 }
>
>   close($arquivo);
>   close(UPLOAD);
>

>   #Grava o nome da imagem no banco
>   #$sth=$dbh->prepare("update tb_cliente set imagem='$imagem' where
> id_cliente='$cliente'");
>   #$sth->execute() || die "Erro ao registrar a imagem $DBI::errstr";
>   #$sth->finish();
>
>   print "a imagem foi carregada com sucesso.\n";

> [...]
Basicamente ou você descarrega a imagem em um arquivo aberto com o
nome correto, ou use o "rename" para mudar o nome depois, mas não
seria uma boa solução.