[Cascavel-pm] Conversão DOC para PDF

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Quinta Março 12 22:51:03 PDT 2009

On Tue, Mar 3, 2009 at 11:23 PM, Alceu R. de Freitas Jr.
<glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Exato! Aqui está: http://perluno.sourceforge.net/
>
> Agora se funciona...

Apenas um update, para quem possa interessar.

Eu tentei inicialmente utilizar uma ferramenta que se chama
"Antiword". Ele é muito bom pra sua função original (converter
arquivos do Microsoft Word para um formato texto legível em um
terminal) mas muito ruim pra converter pra PDF - basicamente, o que
você tem é uma versão em PDF do modo texto, então as tabelas são todas
feitas de caracteres ASCII.

Procurei muitas outras soluções e vi que não teria jeito mesmo, não
tinha como fugir do OpenOffice, aparentemente. Então depois de *muito*
custo, consegui colocar o PerlUNO funcionando com o OpenOffice 3.0.
Por sorte, eu pude seguir pela internet problemas que o pessoal
encontrava com o PyUNO no OOo 3.0 que eram similares aos que eu estava
tendo e assim consegui solucioná-los.

Enfim, pra fazer com que tudo funcione é necessário uma "magia"
tremenda com variáveis de ambiente envolvendo centenas de caminhos pro
OpenOffice. Pra compilar o módulo foram necessárias diversas
alterações manuais (que variam de acordo com o sistema).

Essa mensagem é mais um registro: se alguém mais precisar disso, pode
tentar porque *é possível*. Mas não espere que será fácil. Procure
pelas referências sobre o PyUNO e os bindings de C++ (que são a base
pro PerlUNO) que vão ajudar.

Depois que eu consegui instalar o PerlUNO, notei que um dos test cases
do próprio módulo era a conversão de um documento qualquer pra PDF.
Então, pelo menos, tive minha recompensa e não precisei de escrever
essa parte do código. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.