[Cascavel-pm] Active Perl no Ubuntu 8 - Dicas?

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Março 4 02:29:15 PST 2009

2009/3/4 Joao Gabriel <jamorreu em gmail.com>:
> Eu percebi que é melhor usar o cpan (e após os e-mails aqui postados,
> consegui inclusive instalar outros módulos que davam erro) e desisti
> de Active Perl para Linux.

Sugestão:

Uma vez que o cpan esteja funcionando, instale o local::lib.

Com seu username comum (não root!), digite:

    $ sudo cpan local::lib
    $ echo 'eval $(perl -I$HOME/perl5/lib/perl5 -Mlocal::lib)' >>~/.bashrc

Depois de executar estes dois comandos, você poderá instalar módulos
de perl com seu usuário comum:

    $ cpan Catalyst

Os módulos serão instalados em seu diretório $HOME/perl5.

Isso é muito útil, pois você não precisará mais interferir com a
configuracão central do Perl, que é muito importante para a
estabilidade geral do sistema.

(Uma das licões básicas de seguranca é que você deve sempre usar seu
usuário comum, e deixar o root apenas para os comandos estritamente
necessários.)

[]s

Nelson