[Cascavel-pm] Active Perl no Ubuntu 8 - Dicas?

breno oainikusama em gmail.com
Terça Março 3 19:24:36 PST 2009

2009/3/3 Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 em gmail.com>:

> É completamente inútil você aprender Linux usando o ActivePerl. Todo o
> estudo que você fizer será perda de tempo, já que ninguém usa
> ActivePerl fora do Windows.
>
> Então vale mais à pena você "perder tempo de estudo" vendo erros e
> erros e *procurar saber o que são esses erros*. Mas já que você não
> quer escutar os conselhos, eu paro por aqui.

Fala João Gabriel!

Para se acostumar com o cpan, pq não experimenta usar o Strawberry
Perl no próprio Windows? O Nilson tem razão em dizer que, embora
exista ActivePerl para Linux, a maioria das pessoas usa o "perl"
original em todas as plataformas não-Windows (e agora com o
Strawberry, até no Windows!).

Agora, se o problema não é "querer aprender a usar Perl no mundo
Linux" e sim "ter que usar Linux pq contratou o serviço" (como parece
ser o caso pelo tom do seu email), aí é outra história. Os módulos que
vc tentou instalar são módulos tradicionalmente difíceis, pois são
wrappers de bibliotecas externas (OpenSSL), que só instalam com
sucesso se a biblioteca em si estiver previamente instalada.

Fique feliz pois o seu Ubuntu 8 utiliza o sistema de gerenciamento de
pacotes do Debian, tornando a instalação dessas libs *bem* mais fácil.
No seu terminal, como usuário "root", digite:

      apt-get install openssl libssl0.9.8 libssl-dev

E responda sim para todas as perguntas que ele fizer.

Agora vem o grande barato, que da minha parca experiência é a maior
fonte de problemas. As pessoas tentam instalar um módulo Perl desse
tipo (wrapper de uma lib qualquer), ele reclama que não tem a lib (e
os arquivos de desenvolvimento, por isso instalamos "libssl-dev"
também no comando acima!). Ai a gente instala a lib, instala os
arquivos de desenvolvimento (headers, etc), bota tudo com os nomes
certos, nos lugares certos, tenta reinstalar os módulos e.... recebe o
mesmo erro.

O problema? Cache :-)

Por isso, apague o cache do cpan. Há algumas formas bonitas e
elegantes de se fazer isso, mas a mais eficiente é apagar na marra
tudo que tem dentro do diretório "/root/.cpan/build"

   rm -rf /root/.cpan/build

cuidado com o comando acima, usa a tecla "tab" para autocompletar e
ter certeza de que está no caminho certo. Omiti a barra final de
propósito pra não dar margem pro azar, ainda mais vc falando que está
começando no mundo Linux. Não há nenhum espaço no comando acima entre
a primeira barra e o "d" final.

Terminado, certifique-se de que o diretório /root/.cpan/build não
existe mais (ou está vazio).

Tudo correu bem? Chame o "cpan" de novo e tente novamente a instalação
dos módulos. Tudo deve funcionar agora.

Se não funcionar, por favor copie as mensagens de erro e cole-as na
web, num "pastebin" da vida, e nos passe o link. Assim poderemos te
ajudar melhor :-)

Boa sorte!

[]s

-b