[Cascavel-pm] Off Topic - Opnião da Lista

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Domingo Dezembro 13 17:20:26 PST 2009

    Ricardo>         Me respondam a pergunta.  Demitiriam o Gerente. ?
    Ricardo> Pois é culpa dele.  Demitiriam toda a equipe.? Pois a culpa
    Ricardo> é da Equipe, Procuro outra empresa para trabalhar ? Eu acho
    Ricardo> que em empresas com mentalidade do Sec. passado, não são
    Ricardo> bons lugares para se trabalhar.

Desculpe-me a franqueza, mas a natureza da sua pergunta exige que eu
responda em público.
Acho que demitir depois da merda feita é coisa do século passado também,
parece futebol japonês da era pré-Zico. Um profissional que frequenta o
trabalho todo dia vai falhar uma hora ou outra, afinal de contas, nada no
universo é fail-safe. Toda essa cultura de "encontrar/punir o culpado" é
uma grande falácia do mundo corporativo e que nunca funcionou. Tanto o
sucesso quanto o fracasso é determinado pelo grupo inteiro, sem
excessão, do "chefão" ao estagiário [1].
A demissão pós-erro leva a uma equipe passiva-agressiva onde as pessoas
tem medo de fazer as coisas porque não querem errar para depois serem
demitidas. A escolha da equipe precisa ser feita *antes* do projeto
começar, e inclusive as pessoas que assumem riscos precisam ser
*recompensadas*, não punidas.
A demissão só faz sentido como medida disciplinar para garantir que o
procedimento interno da empresa seja seguido à risca, e esse
procedimento precisa estar documentado e acessível aos funcionários.
Então, na minha opinião, é mais plausível fechar a empresa toda do que
demitir a pessoa que deu azar de estar segurando a bomba na hora que o
pavio acabou. As únicas pessoas que não cometeram erros grotescos em
alguma área são as pessoas que nunca trabalharam ou estão trabalhando a
pouco tempo.

[1] http://portal.acm.org/citation.cfm?id=163435

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/