[Cascavel-pm] Repassando - Curso de on-line Ruby On Rails 2

Quinta Setembro 4 13:01:09 PDT 2008

Agnaldo Macedo wrote:
> Se ouvesse mais ofertas de treinamento seria mais fácil captar pessoas
> para a linguagem.
> O Perl por exemplo.
> De 100 que começam aproveita-se UM cara bom para a comunidade
> Percetualmente, se ouvessem treinamentos, haveriam mais pessoas
> difundindo (e usando).
> Aì, talvez, de 1000 que começam, poderia-se, com sorte, ter-se uns 10
> caras bons para entrar para a comunidade.

Eu vou dizer uma coisa polêmica, me desculpem.

Como membro influente desta comunidade, e sabendo da opinião de vários
outros pares influentes (exemplo: pessoas a quem eu chamo "hacker" em
público, nesta lista ou na SPPM, como o Solli Moreira Honório), eu quero
reforçar a minha opinião contra a popularização da linguagem.

Popularizar o perl ao ponto de qualquer um saber vai destruir a
linguagem, por que a gente não enforça a estrutura nem as idéias básicas
da linguagem. Perl é bom por que é difícil de aprender: requer
dedicação, paciência, expertise técnica e boa vontade; requer um pouco
de inglês e conhecimento profundo de técnicas de programação. Estas são
as características que eu busco em programadores bons em qualquer linguagem.

Se você tirar as restrições que fazem o pessoal fera se aproximar de
perl, vamos acabar pior que o Java, e muito mais mal-afamados do que a
gente é, e por justa causa, desta vez.

Eu prefiro que perl seja restrita a uns poucos, mas que a gente possa
dizer com orgulho: "sou um autor de módulo perl no CPAN".

> Sobre a ajuda dada aqui no site.
> Puxa, são de grande valia mesmo.

Eu acho que as tuas palavras soam falsas e ôcas, quando colocadas sobre
o fundo das tuas últimas declarações aqui na lista, defendendo alguém
que, além de ter más práticas de programação e não gosta de levar
pancada quando posta código na lista, achou que poderia perguntar para a
gente sobre Javascript e não levar porrada por causa do perl cocô que
ele postou junto.

Por favor decida-se: se você gosta da ajuda, não critique os críticos de
código, mas faça como eles recomendam; se você não gosta da ajuda (e eu
acho que você é civilizado o bastante para discordar dos outros
educadamente) não faça mais o que você fez para defender quem posta
código para a lista. Postar código aqui quer dizer ser criticado e
aprender com as críticas.

Putamplexos.