[Cascavel-pm] instalação automatizada de aplicação web

Alexei Znamensky russoz em gmail.com
Quinta Novembro 27 14:15:05 PST 2008

Fields,

2008/11/26 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>

> "distro"
>
> E por que a gente tem de re-inventar a roda? Já existe um sistema de
> gerenciamento de pacotes padrão em cada uma destas plataformas, e eu não
> acredito que você seja obrigado a instalar a mesma aplicação web em todo
> lado.

Eu não me restringi à aplicação web, mas eu realmente não vejo isso como um
contra-argumento para a idéia. Eu não vou instalar a mesma aplicação web em
todo lado, SE você está falando de uma aplicação feita sob medida, mas se
você estiver falando de um produto (tipo de prateleira), que você
distribua/venda/jogue para o alto/whatever, você pode sim querer instalar a
torto e a direito.

Mas não é nisso que eu estava pensando, e sim em scripts, fechados, prontos,
para serem instalados como aplicativos. Scripts tais, que tenham várias
dependências, provavelmente várias delas não disponíveis (por default) no
sistema de pacotes nativo.

Eu estou imaginando algo que faça uma espécie de ponte entre o CPAN+{o meu
script} e o formato nativo (em cada plataforma), de modo que eu possa,
dinamicamente, gerar um pacote no sistema nativo para cada módulo CPAN (nas
versões que eu quiser especificar, ou na última, ou em algum default
razoável), e/ou um pacote no sistema nativo que contenha a minha
aplicação+dependências.

De modo que eu possa, depois, rodar:

dpkg -r my-app

ou

dpkg -i my-app-{NOVA-VERSAO}.deb

que, se eu entendi direito é praticamente o que você disse abaixo:

Eu acho que criar um pacote específico para a tua aplicação usando o
> sistema de gerenciamento de pacotes padrão da tua plataforma é o mais
> simples e mais fácil de fazer.

Eu estou apenas pensando em automatizar uma parte desse processo de criação
de um pacote específico.

Idéias, idéias, idéias.

--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]