[Cascavel-pm] Apresentação / Catalyst

Sábado Maio 31 20:50:34 PDT 2008

2008/5/31 Geovanny Junio <geovannyjs em gmail.com>:
> Em uma mensagem anterior na lista, vi o Champs (desculpa se escrevi errado,
> ou se não devo te chamar assim, é só falar) afirmando que o Catalyst é lento
> (ele indicou um caminho alternativo, se não me engano, ensinava a
> implementação de um controller + TT + ....não me lembro de tudo). Enfim, o
> Catalyst é lento mesmo? Lento até que ponto (ou apartir de qual ponto)?
> Seria possível a implementação de um sistema realmente grande (e.g. um ERP
> com uma quantidade de acesso considerável)?

Isso não é verdade, o Catalyst não é lento. O que você provavelmente
leu foi alguém falando que usar um framework é mais lento que não
utilizar um framework (o que é óbvio e acontece em qualquer caso, uma
vez que tem código a mais), mas isso não quer dizer que seja lento.

Ou então você leu alguém reclamando da utilização de mapeadores
objeto-relacionais (no caso, provavelmente, o DBIx::Class). Novamente,
é o mesmo caso: não é lento, só é mais lento que se você não
utilizasse, por motivos óbvios. Apesar de que, nesse caso, a diferença
é um pouco maior. Mas você pode utilizar o Catalyst sem um mapeador
objeto-relacional, se assim preferir. Mas na maioria dos casos não
vale à pena.

Se você desenvolver um sistema e encontrar problemas de performance
com o Catalyst, provavelmente encontraria de qualquer outra maneira. O
overhead do Catalyst não é muito alto. O DBIC é um pouco maior, mas os
benefícios são grandes também.

-Nilson Santos F. Jr.