[Cascavel-pm] [JOB] Senior Perl Programmers for work on a large CMS

Segunda Junho 23 10:34:28 PDT 2008

2008/6/23 Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com>:
> Quanto a ser abuso, eu discordo. Isso é mercado. E a diferença do custo
> é sim um diferencial que vai fazer parte do mundo de TI nos próximos
> anos. A boa notícia é que isso é uma fase transitória, uma vez que isso
> leva a um reequilíbrio, como aconteceu na Índia, que hoje já paga
> localmente salários próximos dos salários americanos para os
> profissionais qualificados.

Apenas completando, eu concordo que não seja abuso pois, como você
disse, é mercado. Mas eu acho muito difícil conseguir alguém que vá
trabalhar por isso.

Com o dólar a 1,60, aqui no Brasil os salários para bons profissionais
qualificados já são próximos ao dos padrões americanos se embutir os
encargos trabalhistas na conta (que lá são bem menores).

Um bom desenvolvedor qualificado aqui em BH, após algum tempo na
empresa, ganha em torno de R$4500 a R$5000. Assumindo o valor médio,
embutindo encargos trabalhistas e convertendo pra dólar utilizando uma
cotação de R$1,60, isso dá um salário anual de US$57k. Em SP, por
alguns casos que eu conheço para este mesmo nível de profissional, é
em média uns 25% a mais ou seja, US$71k anuais. Isso são valores
inferiores aos americanos, por exemplo, mas são bem próximos. E isso
são os bons desenvolvedores, os *melhores* tem um salário por volta de
40% maior por aqui. Não sei se a situação se repete em SP, mas
assumindo que sim, o salário anual bateria os dígitos - comparável ao
de empresas como Google, Yahoo e Microsoft.

Claro, eu não vou te dar nenhuma fonte confiável provando estes
números e talvez pode ser que minha amostragem possa estar distorcida,
não sei. Mas é o que eu vejo por aqui.

O difícil mesmo no Brasil, infelizmente, é conseguir trabalhar com
Perl. Infelizmente, tudo isso que eu citei, sem nenhuma exceção, é pra
desenvolvimento em Java (ou, com alguma sorte, alguma coisinha em
C++).

-Nilson Santos F. Jr.