[Cascavel-pm] [JOB] Senior Perl Programmers for work on a large CMS

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Segunda Junho 23 05:13:50 PDT 2008

Seg, 2008-06-23 às 08:04 +0200, Luis Motta Campos escreveu:
> Hum. Uma pequena consideração: isso é um salário mínimo federal nos USA
> (5,85 USD por hora, ou 936,00 USD por mês-homem de trabalho):
> Eu acho abuso este tipo de proposta: apenas por que depois da taxa de
> câmbio no Brazil o salário parece melhorzinho, os caras exploram... não
> somos mão de obra barata, somos profissionais qualificados.

É preciso lembrar que R$1600 é mais ou menos o salário para
programadores (não senior, mas alguém entre junior e pleno) em vários
lugares do país (é claro que a diferença no custo de vida está
associada, um salário desses em SP, por exemplo, é simplesmente
inviável, já em Fortaleza, é razoável).

Quanto a ser abuso, eu discordo. Isso é mercado. E a diferença do custo
é sim um diferencial que vai fazer parte do mundo de TI nos próximos
anos. A boa notícia é que isso é uma fase transitória, uma vez que isso
leva a um reequilíbrio, como aconteceu na Índia, que hoje já paga
localmente salários próximos dos salários americanos para os
profissionais qualificados.

daniel