[Cascavel-pm] Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas... quero a opinião de vocês

Quinta Janeiro 17 09:18:41 PST 2008

2008/1/17 Joao Gabriel C. Laass <jaja.gabriel em gmail.com>:
> Se aqui for possível, eu tentarei... já é meio caminho andado, já que
> aqui no Espírito Santo nós só temos uma universidade federal, logo, a
> concorrência é bem acirrada.

Uma outra opção é tentar em outros estados. Aqui em MG, a UFMG é
bastante concorrida (mais que a UFES, acredito eu). Porém, a UFV em
Viçosa possui um Bacharelado em Ciência da Computação de altíssima
qualidade (infelizmente, não reconhecido popularmente, mas basta olhar
os resultados do ENADE pra você ver).

No Nordeste a UFPE é de boa qualidade e, se não me engano, a UFBA também.

Se você estiver disposto a essa mudança radical, eu acredito que vale
à pena. Eu conheço e trabalhei com um cara que veio do Espírito Santo,
acho que ele até começou a estudar na UFES e depois veio aqui pra UFMG
(não gostou muito de lá). Hoje ele está completando o mestrado aqui na
UFMG e trabalha na área de tratamento e recuperação de informação.

No final do curso, umas pessoas resolvem voltar pra terra natal e
outros resolvem ficar por aqui mesmo. É interessante ter como morar em
outros estados por um tempo. O problema é a viabilidade financeira.
Mas a UFMG, por exemplo, possui programa de moradia universitária para
estudantes oriundos de outros estados (não sei sobre a UFV ou as
outras citadas).

É como o Luís disse, se você quer só poder trabalhar, não faz muita
diferença. Mas se realmente quiser estudar e se aprofundar de verdade,
eu acredito que seja mais adequado um curso de Ciência da Computação.

-Nilson Santos F. Jr.