[Cascavel-pm] Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas... quero a opinião de vocês

Quarta Janeiro 16 10:58:31 PST 2008

2008/1/16 Joao Gabriel C. Laass <jaja.gabriel em gmail.com>:
> A um tempo atrás eu fui em uma palestra na qual o instrutor citou as
> diferenças entre Ciência da Computação e Sistemas de Informação... e
> em certa parte da palestra ele disse que no mercado, tirando o momento
> da contratação (em que Ciência da Compt. parece levar vantagem sobre
> Sistemas de Informação) ambas as áreas se interceptam e um pode fazer
> o trabalho do outro...

Olá,

Em geral, eu recomendo contra o ingresso em cursos de
nível"tecnólogo". Eles são considerados como nível superior e
categorizados de maneira equivalente aos bacharelados somente por
pressão de algumas universidades. Na realidade, o intuito da criação
dos mesmos era funcionar como um nível intermediário entre um nível
técnico e um bacharel e, originalmente, nem era possível fazer
pós-graduação depois (agora é, novamente, por pressão).

Quanto ao ensino, bem, a idéia desses cursos é uma abordagem mais
específica ao invés de generalista. É comum algumas universidades
possuírem disciplinas específicas para "Java" ou ".NET" nesses cursos,
enquanto um bacharelado teria uma disciplina de "Linguagens de
Programação".

Note que tem um erro no que você disse. Tecnólogo em Análise de
Sistemas é um título diferente de um Bacharel em Sistemas de
Informação.

Além disso, se o que você gosta mesmo é de desafios técnicos,
desenvolver algoritmos, etc, eu não recomendaria nem mesmo o
Bacharelado em Sistemas de Informação mas, sim, um Bacharelado em
Ciência da Computação. O curso de Sistemas de Informação possuí um
foco também em aspectos gerenciais e administrativos, enquanto num
curso de Ciência da Computação, em geral, esse foco é reduzido ou não
existe.

Por outro lado, é melhor fazer um curso ligeiramente simplificado em
uma boa instituição de ensino do que um que seria supostamente melhor,
em uma instituição de ensino inferior (essas particulares meia-boca
que brotam a cada dia).

Aqui em BH é comum (principalmente para alunos de Engenharias em
geral) começar a estudar no CEFET e depois pedir transferência para a
UFMG. Com isso, você consegue evitar o vestibular e no final acaba com
o mesmo diploma e nível de aprendizado que todo mundo. Não sei se isso
é possível na UFES.

-Nilson Santos F. Jr.