[Cascavel-pm] Mais sobre o NTFS, por favor? [Was: Shebang line no Windows]

Domingo Fevereiro 24 15:17:21 PST 2008

2008/2/17 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
>  Nilson, você tem alguma URL interessante sobre o assunto, ou isso é
>  fácil de encontrar e "o google é meu amigo"? ;)

Isso é fácil de encontrar e o Google é seu amigo. Na verdade, agora
com o Windows Vista, me parece que o OS finalmente utiliza os recursos
providos pelo sistema de arquivos desde a época do Windows NT. O NTFS
possui vários outros recursos interessantes que o Windows não utiliza
ou apenas começou a utilizar recentemente.

Um outro exemplo são as Alternate Data Streams. Um arquivo com um nome
específico no NTFS pode ter várias streams de dados associadas. O
conteúdo do arquivo é a stream principal, mas o arquivo pode conter
outras arbitrariamente. O Windows começou a utilizar isso apenas no
Windows XP com o Service Pack 2 e *bem* modestamente (e, na minha
opinião, inutilmente). Quem utiliza Windows com o Internet Explorer
deve ter percebido que se você baixa um arquivo executável da
internet, "magicamente" depois o sistema sabe que ele foi obtido da
internet e quando você tenta executá-lo pela primeira vez ele dá um
aviso de segurança sobre segurança, etc. Para fazer isso, é utilizada
uma stream de dados alternativa que "marca" o arquivo com essa
informação. Mas qualquer aplicativo pode utilizar o mesmo recurso. Por
exemplo, digite "notepad teste:ads.txt" no prompt, digite qualquer
coisa no aplicativo e salve o conteúdo. Você notará que um arquivo com
o nome de "teste" foi criado. Mas este arquvo está vazio. No entanto,
se você executar o comando "notepad teste:ads.txt" verá que o conteúdo
salvo ainda está lá.

Existem vários outros recursos. O NTFS é capaz de comprimir e/ou
criptografar arquivos ou diretórios específicos ou volumes inteiros de
maneira transparente. Você tem mount points assim como em outros
sistemas operacionais. Por exemplo, você pode resolver que seu drive
ótico será acessado em C:\dev\cdrom0 ao invés de D:, se você quiser.
Tem um sistema de segurança relativamente avançado (até demais, pro
meu gosto). Enfim, tem muita coisa.

Pra quem utiliza Linux ou outro sistema há vários anos e a última vez
que utilizou Windows foi há mais de uma década atrás, tem muita coisa
que mudou. Os problemas do Windows hoje em dia são em sua maioria uma
questão de educação de usuários. Eu não acredito que a situação seria
diferente se o mundo todo utilizasse alguma variante de Linux e todos
os usuários leigos estivessem o tempo como root no sistema. Talvez
seria até pior, porque o root no Linux consegue fazer mais coisa que o
usuário administrador no Windows, que exige, por questão de
"segurança" - leia-se ignorância da maioria dos usuários - que muita
coisa somente possa ser feita em modo kernel e escrever um device
driver é consideravelmente mais trabalhoso e complicado que um
aplicativo comum.

Bom, escrevi demais já. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.