[Cascavel-pm] perl - interface gráfica desktop

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Sexta Fevereiro 8 03:13:48 PST 2008

Qui, 2008-02-07 às 10:07 -0200, fernandolouis em terra.com.br escreveu:
> Sempre trabalhei com perl para web. Somente para web.
> Surgiu a oportunidade de fazer uma aplicação para window, para desktop
> (interface gráfica com janela, menus, botões).
> Por favor, me enviem um exemplo "hello world".

Eu sou um fã incondicional do perl-gtk2. é um dos suportes mais
fantásticos de bindings em Perl que eu já vi. Você pode fazer coisas
como implementar em Perl uma subclasse de uma classe Glib e passar a sua
classe em Perl como um parâmetro de uma função de outra classe Glib e
tudo acontece transparentemente... é realmente fantástico.

Somando com isso, sou também um fã incondicional do Glade, que para além
da possibilidade de gerar código (que eu não gosto), pode, utilizando
Gtk2::GladeXML, interpretar o XML do glade em runtime e te dar as
instancias dos componentes de forma transparente. É muito fácil de
desenhar as telas no glade, e usar o Perl para interagir com o gtk é
muito simples.

Estou mandando um exemplo[1] que é um pequeno script que eu uso no lugar do
"less" para ver documentos CSV, ele recebe por STDIN o CSV, faz o parse
e exibe em uma tabela Gtk... Eu implemento em Perl um Model para o
componente GtkTree. Foi a experiencia mais educativa que eu tive sobre o
perl-gtk...

daniel

[1] http://www.perlmonks.org/?node_id=522702