[Cascavel-pm] [OT] Evento FISL - LONGO

Sábado Abril 19 22:47:19 PDT 2008

2008/4/19 Solli Honorio <shonorio em gmail.com>:
> * Empolgação, renovação e jovialidade
> Ví a comunidade ruby e python bem empolgada e participativa, e até
> contagiante (na minha opnião). Ví a renovação, principalmente no python. Ví
> garotos e garotas, que ví sendo introduzido ao python no fisl 6/7 e neste
> fisl ministrando palestras de alto nível e para auditório lotado.... aí eu
> pensei "O quê está ao meu alcance para NÃO ficar como os programadores Cobol
> ?"

É basicamente esse o ponto que eu levantei em discussões recentes aqui
na lista e que a maioria dos que se manifestaram simplesmente
rebateram com o fato de que existem diversas oportunidades bem pagas
pra trabalho em Perl.

Sim, existem e todos nós sabemos disso.

O problema é que Perl não se mostra atrativo para alguém que está
cursando uma universidade agora, por exemplo. Um estudante,
entusiasta, em geral, vai tentar aprender ou uma linguagem para o
mercado (provavelmente Java), uma linguagem pra coisas web
quick'n'dirty (PHP) ou uma linguagem "legal" - o que significa, nos
dias de hoje Ruby ou Python.

Perl não é mais "legal". O mercado pra Perl no Brasil é ordens de
grandeza menor que o pra Java. E, sinceramente, eu prefiro que as
coisas quick'n'dirty continuem em PHP. E não, ninguém quer saber se
Perl é a cola que mantém a internet funcionando, isso é a mesma coisa
que dizer que as pessoas devem aprender a programar em assembly porque
é isso que mantém o seu computador funcionando.

Eu não sei direito o que fazer pra mudar isso, mas eu acho a idéia de
cursos bem interessante. O ideal seria uma campanha de divulgação de
alguma(s) empresa(s) que utilize(m) Perl e tenha(m) um porte maior. De
preferência, com vagas disponíveis e que produzam aplicações
interessantes (não, infelizmente o seu sistema de billing pra uma
Fortune 500 que movimenta trilhões dólares por ano não é interessante
para esse público).

Outro ponto é ver se a comunidade está de acordo com esses objetivos.
Pelas respostas que eu vejo por aqui, boa parte das pessoas acham que
já está bom da maneira como está. Eu não acho que está bom. Mas,
infelizmente, nem se eu fosse bastante animado e com bastante
iniciativa pra essas coisas (coisa que eu não sou) eu daria conta
sozinho. O que me parece é que as pessoas esquecem que boa parte
dessas pessoas que estão "seguindo a moda" hoje, indo atrás do Rails
ou coisas assim, serão as pessoas que irão compor o "grosso" dos
desenvolvedores daqui a 5 ou 10 anos. E, bom... COBOL continua sendo o
que mantém o sistema financeiro funcionando... isso não me parece uma
grande vantagem.

Bom, quem sabe no próximo FISL eu resolvo ir tentar fazer alguma coisa
ao invés de ficar só reclamando. Não sei se vale de muita coisa ficar
reclamando sem também nunca ter feito nada de efetivo pra tentar mudar
isso. A situação é análoga com a das pessoas que jogam papel no chão
da rua usando o argumento de que, "como todo mundo joga, um papel a
mais não faz diferença".

Bom, está tarde. Obrigado pelo relato sobre o FISL!

-Nilson Santos F. Jr.