[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 08:56:41 PDT 2008

2008/4/7 Eden Cardim <edencardim em gmail.com>:
>  Não é só isso não, tem vários projetos fora da pesquisa e dos sistemas
>  operacionais que utilizam C e vão muito bem, apesar de não serem
>  projetos de inovação, tipo Apache, MySQL, PostreSQL, SQLite,
>  lighttpd... a lista é imensa. Uma grande porcentagem dos projetos em
>  Ruby e Python vão utilizar pelo menos 1 dos sistemas dessa lista. Isso
>  significa que a MySQL AB, por exemplo, vai precisar contratar mais
>  pessoas para darem suporte aos projetos em Ruby e Python, e essas
>  novas vagas vão ser para pessoas que saibam C, não Ruby e Python. O
> [...]

Apache, MySQL, PostreSQL, SQLite e lighttpd foram todos projetos
extremamente inovadores. Alguns deles literalmente mudaram o mundo de
maneira significativa. O perl é um outro exemplo de um projeto
extremamente inovador. Eu ficaria muito satisfeito e orgulhoso de ter
sido responsável pela criação de qualquer um destes projetos. A
importâncias deles ofusca completamente a importância de qualquer um
dos projetos em Perl citadas.

Estas aplicações são feitas em C por dois motivos: performance e
portabilidade. Contudo, também é importante ressaltar que as pessoas
responsáveis por esses projetos eram, em geral, pessoas enraizadas na
cultura de C, puro. Por isso ainda existe um forte desenvolvimento de
coisas como a Gtk em paralelo ao desenvolvimento de bibliotecas mais
modernas como a Qt. Mas mesmo nesse nicho bem tradicional, existe o
movimento de conversão do Gnome para C#.

Eu quero ressaltar que eu não tenho nada contra C ou C++. Pelo
contrário, são linguagens que eu conheço bastante e acredito que seja
imprescindível que qualquer desenvolvedor aprenda C (em especial),
mesmo que nunca for utilizar. E acho impressionante como C++ consegue
ser flexível (se você souber utilizar templates e a STL direito) e, ao
mesmo tempo, ser uma linguagem com performance praticamente
equivalente à de C.

-Nilson Santos F. Jr.