[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 08:12:16 PDT 2008

2008/4/7 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
>  O fato é que Perl não tem gerado muitas notícias na mídia. Mas você
>  ainda encontra muito mais oportunidades para programar em Perl, do que
>  Python ou Ruby:

Que existe trabalho em Perl é claro, tanto que a maioria de nós aqui
da lista estamos empregados e (com sorte) bem pagos. Quanto às
listagens em sites de emprego... bem, eu poderia dizer que na verdade
as vagas para Perl são listadas em número artificialmente maior
simplesmente porque não são preenchidas pois as empresas não conseguem
achar pessoas qualificadas, mas eu não poderia provar isso, apesar de
ser a minha teoria pessoal para o fato.

Além disso, a situação é que existem trabalhos e trabalhos. Trabalhar
desenvolvendo um sistema de contabilidade de uma empresa é bem
diferente de trabalhar desenvolvendo um aplicativo web com potencial
de atingir milhões de pessoas ou fracassar miseravelmente. É como
comparar a SAP com o Google. Tem muita gente aprendendo ABAP por aí e
ganhando mais que eu, aqui no Brasil. Mas... thanks, but no thanks.
;-)

>  De resto, não vejo como mau sinal o crescimento dessas linguagens. De
>  certa forma valida o tipo de linguagem dinâmica, que nós gostamos de
>  programar.

Eu compartilho desse sentimento. Mas pra mim é mais como um prêmio de
consolação. Se num futuro eu não puder mais trabalhar com Perl, pelo
menos terei alternativas sãs.

-Nilson Santos F. Jr.