[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 07:23:48 PDT 2008

2008/4/7 Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com>:
> Bom, se a Vale que você esta mencionando é a Vale do Rio Doce, minha empresa
> trabalha em parceria com a Accenture a mais de 5 anos, é verdade que também
> trabalhamos com Java, mas já realizamos alguns projectos em Perl sim, como
> um sistema de gestão logística de contentores, para o Porto de Tubarão.

E isso foi feito nos últimos 4 anos? Se foi, bem... deveria ser
realmente algo pequeno. Eu tive experiência em primeira mão, e, bom,
digamos que hoje eu tenho *fortes* contatos com pessoas que trabalham
diretamente na área. Mas não irei entrar em detalhes, neste caso em
especial eu não preciso de mais informações pra saber do que eu estou
falando.

> Quanto ao sector de telecomunicações, esse eu nem preciso argumentar.

Sim, eu não sei muita coisa sobre esse setor e já até ouvi falar que
existe um nicho para Perl na Telemar principalmente. Eu só tenho
informações sobre a Brasil Telecom e lá eu sei que nos últimos 2-3
anos pelo menos nada novo de impacto foi feito em Perl.

> Fico feliz pela IBM, e lhe dou os parabéns por trabalhar com Bioinformática
> deve ser bastante interessante.

Eu não trabalho mais com bioinformática. Infelizmente, não era tão
interessante quanto eu imaginei.

> Quanto a escreve mal, isso não acho que você escreve até muito bem, e a eu
> compreender, não tenha dúvida que compreendo, e até muito bem. O que não
> compreendo é se você desistiu do Perl no Brasil, porque participar de uma
> lista brasileira se ela não têm futuro, e porque participar da comunidade
> brasileira se não que ajudar e nem fazer mais nada. E para mim, você é uma
> programador Java, só não sabe disso, porque para você é uma questão de
> quanto pagam $$$.

Eu gosto de ajudar as pessoas e discutir. E eu gostaria de um futuro
em que Perl estivesse mais presente no Brasil. Eu desisti de procurar
trabalho decente em Perl por aqui. Assim como você e boa parte das
pessoas aqui cadastradas, não é mesmo? ;-)

Em tempo, acabei de me lembrar que até que existe um nicho de trabalho
em Perl aqui no Brasil em relativa expansão, relacionado com o
Asterisk. Mas eu não sei mais detalhes.

> [...]
> acho que estamos encolhendo ou estagnados, muito pelo contrário vejo cada
> dia crescendo mais. Quanto ao Python e Ruby, como já disse antes, acho
> excelente que elas ganhem cada vez mais espaço, e elas têm o espaço delas e
> não ameaçam o Perl, mas sim o Java que esta perdendo espaço, e é por isso
> que você sente o Python e Ruby crescerem mas não deve olhas para o Perl com
> se ele tivesse encolhendo, olhe bem e vai ver que é o Java que perdeu muito
> espaço, basta olhar o volume de projectos em Java de 5 anos atrás e hoje.

Eu não consigo enxergar Java encolhendo. Java está estagnado também,
até onde eu consigo ver. Na verdade, talvez até tenha realmente
encolhido um pouco. E essa pequena fatia tenha sido absorvida por
Python. Mas só acho que isso possa ser uma relação causal no caso de
Python com o Zope. Ruby, com o Rails, é um fenômeno à parte (e talvez
passageiro).

É claro que tanto Python com Ruby ameaçam Perl. Em especial, o Rails é
visto como um competidor direto do Catalyst por alguém externo à
comunidade Perl (quem utiliza o Catalyst geralmente costuma saber das
suas vantagens em relação ao Rails).

Mas enfim, como isso já está rendendo muito eu não quero ficar
disputando quem tem mais contatos em empresas ou o que quer que seja,
eu apresento um fato irrefutável: Perl está perdendo mindshare entre
as pessoas em uma escala global.

http://www.google.com/trends?q=perl+programming%2C+python+programming%2C+ruby+programming

Neste gráfico é possível ver um outro dado importante. Cortando a
Índia fora, porque ela distorce os dados, aparecendo em primeiro lugar
para tudo, em ordem, Perl está mais popular nas Filipinas, Cingapura e
Estados Unidos. Python está mais popular na Austrália, Suécia e
Finlândia. Ruby está mais popular na Suécia, Estados Unidos e Canadá.
Nas "top cities" das estatísticas, para Perl aparecem muito mais
cidades indianas, enquanto pras outras duas aparecem cidades
predominantemente americanas ou canadenses.

Você consegue ver um padrão? Isso mostra que as empresas de inovação
que em geral estão em países desenvolvidos preferem Ruby e Python em
detrimento de Perl. Além disso, é possível extrapolar e dizer que as
empresas que possuíam sistemas legados em Perl estão simplesmente
outsourcing a manutenção e dedicando recursos para novos
desenvolvimentos para outras linguagens.

Eu considero isso tudo algo ruim e eu gostaria de saber como mudar
isso. Mas eu não sei como e, mesmo se soubesse, provavelmente não
seria capaz.

E, claro, você pode falar que todas essas foram apenas suposições
pessoais a partir dos dados. Mas, infelizmente, uma coisa é
irrefutável: Perl está perdendo mindshare em uma escala global. Está
ali. Ou o Google estaria querendo favorecer sua linguagem predileta?
;-)

-Nilson Santos F. Jr.