[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 05:49:18 PDT 2008

2008/4/7 Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com>:
> Quanto a aposta você pode se preparar para pagar muitas cervejas, eu mesmo
> já desenvolvi projectos em empresas como Vale, Petrobrás, Vivo,
> Claro/Embratel/Vésper; TIM, Motorola, Oi/Telemar, GVT, Delphi e
> GlaxoSmithKline, e essas são apenas as empresas que eu implementei projectos
> e todos eles a tecnologia já estava definida pelo cliente.

Me desculpe, mas eu nao acredito que voce tenha desenvolvido sistemas
grandes em Perl para a Vale nos ultimos 4 anos. Eu nao sei dizer sobre
o ramo de telefonia.

> Quanto a IBM, bom ela têm uma boa equipa de Perl lá em Hortolândia conheço
> alguns que já trabalharam comigo, a Bioinformática ao contrário do que você
> pensa esta cada vez utilizando Perl, te contacto com pessoal de pesquisa em
> Universidades como a USP e do LNCC, e posso te garantir isso.

Caso voce nao saiba, a IBM de Hortolandia esta se transformando em um
projeto piloto da IBM para transformar o Brasil em um centro
internacional de... call centers. Sim, isso mesmo.

Eu ja trabalhei com Bioinformatica. Pergunte a seus contatos sobre o
Genographic Project da IBM e outras iniciativas do tipo.

> Bom, pelo que consegui perceber você esta decidido em escolher uma outra
> ferramenta para trabalhar, e isso pode ser natural já que não consegue
> trabalhar com Perl, mas acho um erro colocar a culpa no Perl, se você acha
> que Java vai ser melhor para você, boa sorte existem vários projectos por ai
> para serem desenvolvidos, se você que trabalhar com Ruby e Python, boa sorte
> gosto das duas e acho linguagens fantásticas e podem ser um opção bastante
> interessante para ferramentas como Java, C#, VB.net etc.

Sinceramente, eu estou ate me sentindo um pouco incomodado porque ou
eu escrevo muito mal ou voce tem serios problemas de compreensao.

Eu trabalho atualmente com Perl e venho trabalhando ha mais de 2 anos.
E pretendo continuar trabalhando com Perl por muitos anos. Nao tenho
dificuldades em conseguir trabalhos em Perl e eu so iria trabalhar com
Java se me pagassem *muito* melhor pra isso ou eu estivesse morrendo
de fome (e nenhuma das alternativas me parece plausivel no momento).

Nao faco a menor ideia de onde voce tirou essas conclusoes.

Eu disse que o mercado no Brasil para Python e Ruby e maior e esta
crescendo mais que o de Perl, que esta estagnado ou diminuindo, pela
minha percepcao. Por isso eu desisti de Perl por aqui: nao vale a pena
o esforco de procura e eu ganho mais desenvolvendo em Perl pra
empresas estrangeiras, com o beneficio de poder trabalhar de pijamas.

> Mas uma coisa posso garantir, o cenário para o Perl esta cada vez melhor, e
> cada dia surgem mais oportunidades, e posso de dizer isso depois de 15 anos
> trabalhando com Perl, e nunca tive problemas em conseguir projectos ou
> apresentar novas soluções. Porém um coisa é importante, Perl têm sua
> aplicação e não queira fazer de tudo, pois ai pode estar o erro.

A cada dia surgem mais oportunidades pra mim em Perl. Isso nao quer
dizer que o cenario esteja cada vez melhor. O cenario estaria cada vez
melhor para a linguagem como um todo se comecassem a surgir grandes
empresas utilizando a linguagem, se a comunidade academica comecasse a
valorizar a linguagem com todo o merito que ela merece e se o numero
de usuarios da linguagem crescesse. Atualmente, so esta bom para mim,
pra voce e para mais uns poucos que participam dessa lista.

PS: me desculpem pela falta de acentos, estou em um computador com o
teclado desconfigurado.

-Nilson Santos F. Jr.