[Cascavel-pm] Perl training

Domingo Abril 6 09:20:44 PDT 2008

2008/4/6 Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com>:
> A demanda de pessoal especializado em Perl na Europa está cada vez maior, e
> aqui em Portugal, como disse um grande amigo "se o Perl a Internet em
> Portugal não existia". Nos EUA existem oportunidades que não acabam mais, e
> como ótimos salários, sem contar na terra do petróleo, que tenho recebido
> contactos atrás de contactos.

A minha percepção é diferente. Aqui no Brasil, principalmente, a
participação de Perl é nula. Tanto que eu já até desisti do mercado
nacional. No exterior, o que acontece é que as pessoas envolvidas com
Perl acabam montando empresas de consultoria em Perl e, por sua
competência acima da média, conseguem mais projetos e coisas assim.
Mas dificilmente uma empresa irá escolher Perl por conta própria.

Você não vê estudantes saindo da universidade e querendo aprender
Perl. Boa parte dos estudantes nem vão saber o que é Perl.

A vantagem dessa situação é que quem trabalha como um desenvolvedor
Perl vai ser mais bem pago devido à escassez de recursos. Acredito que
se eu fosse um desenvolvedor Java ou qualquer outra coisa
"convencional" eu teria mais dificuldades em conseguir algum emprego
que me pague, no mínimo, decentemente, na minha situação. A questão é
se isso é sustentável por mais muito tempo.

Bom, eu não sei. Às vezes eu estou desinformado mesmo. Mas minha
percepção é diferente. Minha percepção é de um crescimento de Python e
Ruby acima do crescimento do mercado e Perl estagnado. E, pra ser
sincero, eu gostaria bastante de estar errado. Mas eu sou pessimista.

-Nilson Santos F. Jr.