[Cascavel-pm] Perl training

Marco Lima mago.perlbr em gmail.com
Domingo Abril 6 05:03:22 PDT 2008

Salve!

Nilson, acho que você deve estar mal informado com relação ao caminho do
Perl.

O Perl nunca precisou de "propaganda e mídia" para ser a linguagem que é, e
sempre foi usada por pessoas que sabem o porque e o que fazer com ela, ela é
uma ferramenta e deve ser usada de acordo com a necessidade e para a
aplicação específica. Uma das melhores lingugens de programação e talvez a
mais utilizada é o C, e não estamos constantemente vendo propagantas
espalhadas por ai. Não consideria Perl uma Ferrari porque é uma máquina
cara, de pouca aplicação em alguns terrenos, e muito desconfortável,
se existesse um carro Perl, seria difícil de dirigir, mas teria uma
excelente performance, poderia ser aplicado em qualquer tipo de
terreno, pode poderia ser bastante seguro ligando os equipamento de
segurança, poderia ser utilizado para empurrar outos veículos, e tudo isso
de graça.

A demanda de pessoal especializado em Perl na Europa está cada vez maior, e
aqui em Portugal, como disse um grande amigo "se o Perl a Internet em
Portugal não existia". Nos EUA existem oportunidades que não acabam mais, e
como ótimos salários, sem contar na terra do petróleo, que tenho recebido
contactos atrás de contactos.

O que é possível analisar é a perda de espaço que o Java esta sofrendo, o
Boom inicial passou e agora podemos obersar, na plaforma "windows" uma
grande perda de espaço para o .net (principalmente C#), já na família Linux
esse espaço esta sendo tomado por liguagens como PHP, Python e Ruby e
próprio Perl, se falarmos de Unix o cenário ainda muda mais, temos muito C,
muito Perl, Cobol (inclível mais é verdade) crescendo e roubando espaço do
Java. Nos mainframes não existe chances para linguagens como Java, mas já
existe presença de Perl.

A verdade é que não precisamos nos preocupar com isso o suposto "Fim do
Perl!" está intimamente relacionado com outra profecia conhecida por todos:
"O Fim do Mundo!" ... porque vocês não sabem mais Michel de Nostredame fez
uma previsão que o Perl vai morrer no ano de 2018, pois um camelo vive 40
anos.

Um grande abraço a todos !!