[Cascavel-pm] Perl training

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sábado Abril 5 22:54:47 PDT 2008

2008/4/6 Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>:

>  >  linguagem de programação que muita gente conhece. Eu acho que é muito
>  >  melhor ter grupos pequenos de programadores muito capacitados e deixar
>  >  de atender mercados "de massa".
>
>  O problema é que antes de ser bem-sucedida ela tem que ser viável.
>
>  Sinceramente, o único caminho que eu vejo pra Perl no Brasil
>  atualmente é ir pro buraco. No exterior ainda tem umas coisas, mas só
>  está diminuindo também. Nessa altura do campeonato Perl se parece
>  muito mais com um Lada do que com uma Ferrari aos olhos de boa parte
>  das pessoas.

Acho que não é assim, tanto no Brasil quanto no exterior o problema é
a falta de profissionais capacitados. Pelo menos na área de
webdevelopment, a quantidade de projetos baseados em perl tem
aumentado bastante. Na shadowcat systems a quantidade de projetos só
tem aumentado (não avaliei se o crescimento é proporcional ao
crescimento natural de mercado) e empresas como a Infinity Interactive
e a Stonehenge consulting nunca foram tão rentáveis. O CTO do
takkle.com (que é graduado no MIT) me disse que sistemas baseados em
Perl/Catalyst estão num "upward trend". Além disso tem vários projetos
recém iniciados (como o searchme.com) que são baseados em perl. Além
disso, conheço pessoas que trabalham no google com Perl (apesar do uso
de Perl no google não ser bem divulgado).

>  É Volkswagen.

Não acho que pessoas que tem milhões para investir e escolhem Perl
como opção façam parte do grupo de boa parte das pessoas que vêem Perl
como um Lada ou um volkswagen (que tem carros excelentes por sinal, eu
mesmo sonho em ter um novo beetle!).

Agora, pessoalmente, se eu tivesse uma grana boa pra investir, nessa
altura do campeonto eu apostaria em Lua. ;)

--
edenc.vox.com