[Cascavel-pm] Perl training

Sexta Abril 4 08:59:39 PDT 2008

2008/4/4 Gabriel Vieira <gabriel.vieira em gmail.com>:
> O que acham? É possível um modelo aqui?
>
> http://groups.google.com/group/perl.jobs/browse_thread/thread/1b6e199d7ef2907d?hl=en

Se eu entendi bem, é parecido com uma idéia que eu tive a um tempo
atrás mas, como a maioria das minhas idéias, eu acabo deixando de lado
porque eu nunca tenho tempo de desenvolvê-las direito (ou acabo
esquecendo).

Acho que uma coisa que seria ótima pra imagem de Perl no Brasil seria
se membros da comunidade dessem treinamentos em Perl para estudantes
gratuitamente. Isso é importante porque estudantes, em geral, são mais
open-minded e até mesmo mais influenciáveis. E se conseguíssemos fazer
com que aprendessem Perl antes do catequismo tradicional em Java,
ganharíamos pontos extras.

Outro ponto importante é que uma dificuldade de projetos em Perl é
encontrar mão-de-obra barata porque muitas empresas (em especial as
pequenas) simplesmente não têm capacidade para pagar bons salários
para todos. E os estudantes como estagiários ou até mesmo
recém-formados preenchem este nicho muito bem.

Eu já pensei diversas vezes em fazer isso aqui na UFMG ou até mesmo no
Colégio Técnico da UFMG. E na empresa onde eu trabalhava
anteriormente, eles até me deram apoio e eu poderia ter considerado o
dia de treinamento como um dia de trabalho. Mas... eu acabei deixando
de lado. E a empresa parece que não está muito bem das pernas (em
parte, por falta de gente corretamente treinada em Perl).

Enfim, eu acho a idéia boa e viável. Acho que, sinceramente, por aqui
no Brasil quase ninguém iria querer pagar por um curso de Perl. Teria
que ser algo voluntário. No máximo uma taxa de inscrição baixa (que
poderia até ser devolvida ao final do curso ou convertida em um livro
sobre Perl, algo assim, como prêmio de formatura), só pra garantir que
as pessoas realmente fossem assitir ao curso ao invés de simplesmente
se cadastrar porque era gratuito.

-Nilson Santos F. Jr.