[Cascavel-pm] repositórios de RPM do Oracle Unbreakable Linux [off-topic]

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quinta Novembro 22 07:19:06 PST 2007

Qui, 2007-11-22 às 16:03 +0300, Alceu Rodrigues de Freitas Junior
escreveu:
> Eu resolvi experimentar o Unbreakable Linux da Oracle... só que não
> estou conseguindo encontrar uma forma de baixar os pacotes RPM's da
> distro sem pagar uma licença para fazer isso.
> Isso não contraria a GPL?

Não. Eles não são obrigados a distribuir. A questão é, se você comprou o
Unbreakable Linux ou recebeu ele de alguma forma, você *tem que ter
direito ao acesso aos códigos fonte*.

O que eles não podem impedir é que, uma vez que alguém baixe, sendo GPL
faça uma outra versão. Eles podem impedir o uso dos nomes e marcas (como
a RedHat faz), mas não podem impedir o uso e redistribuição do software.

No entanto, a GPL é um contrato de licenciamento, e eles podem sim
cobrar para você ter acesso ao software, mas a distribuição dos fontes
não pode implicar em custos adicionais.

Existe uma característica muito importante da GPL que é o fato de que se
você linka alguma coisa a um software GPL essa coisa tem que ser GPL.
Isso significa que se existe algum módulo do Kernel proprietário sendo
distribuído, é uma violação da GPL esse módulo não ter o código fonte
disponível (kernel monolítico é uma maravilha;).

Se você tem acesso ao Unbreakable Linux, você deve ter acesso aos
códigos fonte. E em relação ao Kernel, eu posso afirmar que vc tem que
ter acesso a *TODOS* os fontes necessários para compilar um kernel igual
ao binário que vem.

daniel