[Cascavel-pm] Perl versus o resto do mundo (era: Artigo - Como Perl Salvou o Projeto Genoma)

Sexta Maio 25 08:53:40 PDT 2007

Acho que existem os dois... mas como o assunto é linguagem, e baseado no que vejo por aí com 'desenvolvedores',
principalmente PHP, é que o equilíbrio entre 'facilidade' e 'poder e eficiência da linguagem' é que fica
difícil mensurar, e ainda tem a questão do 'gosto'. Um programador PHP normalmente é um cara que acha que sabe
muito de programação para web, devido as 'facilidades' oferecidas por PHP. Normalmente o discurso é sempre o
mesmo: 'PHP foi feito para a web', 'Templates pra que? Basta eu abrir um <? e eu resolvo qualquer problema, pra
que me preocupar com isso?'

O Nilson comentou sobre COBOL e FORTRAN. Eu não diria que elas são porcaria porque elas serviram e muito bem ao
seu propósito em sua época, e ainda servem ao seu propósito hoje(veja sistemas de banco por exemplo, quem vai
querer migrar tudo aquilo para PERL, eu não!! ;-) ). Se é melhor ou pior programar nessas linguagens, isso é
uma questão de ponto-de-vista. Para um cara que sempre programou em PHP, Perl, JAVA etc. deve parecer muito
ruim programar em FORTRAN. Mas vai falar isso para um pesquisador/desenvolvedor de 50 anos de idade que começou
programando em FORTRAN/COBOL a 'cem' anos atrás(ou em binário, sei lá xD), eles não trocam isso por nada.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)