[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Segunda Maio 14 05:19:20 PDT 2007

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: "Cascavel Perl Mongers" cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Mon, 14 May 2007 09:05:43 +0200
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

>    Eu nunca vi um bom webdesigner ter problemas com placeholders,
> concordo com o Nilson.

O problema não é com placeholders, o problema é com as estruturas de laço, e com o acesso aos dados. Coisas do tipo

[% FOREACH links IN webpages %]

[%page=links.url%]
.
. <!-- Um montão de HTML ou o que seja, aqui.... -->
.

[%END%]

Esse tipo de coisa deixa os webdesigners desesperados, experiência própria!!

Eles preferem algo do tipo

<!-- loopMEUBLOCO -->

<!-- MEUBLOCO --> <!-- E coisas do tipo -->

Então seus webdesigners não são de nada, e o seu patrão não tem conhecimento nenhum sobre o que cada um deveria
estar fazendo. Uma equipe que trabalha com webdesigners e desenvolvedores deveria saber separar essas coisas, e
deveria saber também que ambas as partes(programadores e  web designers) devem ter tanto noções de
programação(para os webdesigners), quanto noções de HTML, CSS, imagens(para os desenvolvedores), é uma questão
de bom-senso.
Quanto a 'aderência de padrões', bem... isso é algo inerente a qualquer tipo de emprego, ao meu ver,
principalmente quando se trabalha com internet. Ou você se adapta, ou convence seu patrão(uhauhauha!!! Duvido
muito...), ou com certeza será substituído, pense nisso ;-)

>    Uhg. Bom, meu webdesigner agora está trabalhando exclusivamente
> com CSS, e ele programa o CSS de antemão, e faz ajuste fino depois. O
> pessoal que gera páginas aqui não inclui nenhum tipo de formatação, e
> raramente precisa de subterfúgios sujos como atributos "class",
> "style" e "id" nos tags.

O pessoal do JAVASCRIPT deve ficar 'feliz' pra caramba. :-D

>A maior parte do tempo, o Mago do CSS que
> trabalha com a gente consegue dizer onde e o que renderizar apenas
> selecionando os atributos que ele enxerga.

Bom, não sei o que vocês andam fazendo, mas acho difícil não ter que lidar com detalhes como 'id', 'name' etc.
nos nas 'tags' HTML, já que você precisa disso necessariamente para manipular atributos através do   CSS e,
principalmente JAVASCRIPT.

>    Claro, isso não acontece nas páginas geradas por PHP, sabe-se lá
> por que...  parece que os sistemas legados ainda são imunes à magia
> do nosso Feiticeiro de CSS...

Desenvolvedores PHP normalmente são designers 'metidos' a programadores. Eles mesmos gostam de resolver essas
questões(pelo menos é o que eu tenho visto por aqui).

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)