[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Segunda Maio 14 04:53:29 PDT 2007

De: cascavel-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: "Cascavel Perl Mongers" cascavel-pm em pm.org
Cópia:
Data: Sat, 12 May 2007 00:11:54 +0300
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

> > Date: Fri, 11 May 2007 17:58:57 -0300> From: acid06 em gmail.com> To: cascavel-pm em pm.org> Subject: Re:
[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst> > Sim, você pode usar qualquer outro templating system para o qual>
exista uma View pronta (ou escrever sua própria View).> > Se você quer utilizar somente o que estaria
disponível no> HTML::Template, o Template Toolkit é bem simples. Então você pode ir> escolando a montanha de
aprendizado ao mesmo tempo em que desenvolve> usa aplicação. ;-)> > O que demora mais tempo pra entender são
recursos mais avançados, que> você nem teria disponível no HTML::Template.
> Disso eu não sabia. Vou arrumar algum tempo para dar uma olhada em um tutorial do TT.
> O que eu gosto no HTML template é que você pode passar ele para um webdesigner sem assustar muito ele. Se
você usar

> <!-- Tags DO HTML::Template -->
>
> programas que checam a sintaxe do HTML gerado nem enchem o saco do designer por ter código >não-conforme com
os padrões. O tutorial do TT no entanto não mostra se é possível ter esse tipo >de recurso
(http://search.cpan.org/~abw/Template-Toolkit-2.19/lib/Template/Tutorial/Web.pod).

O template toolkit não pode funcionar desse jeito, porque é baseado em um conceito completamente diferente, ou
seja, usa meta-linguagem próxima ao perl, de modo que resolve o problema de desenvolvedores já que deixa tudo
muito 'familiar'.

Infelizmente acontece exatamente o oposto para os 'pobres' webdesigners, que precisam aprender conceitos como
hash, e como acessar a estruturas de dados baseadas no modelo de estrutura de dados em perl. Nesse ponto o
template toolkit 'peca', na minha opinião. Mas não menos que os webdesigners, que também tem que lidar com mais
conceitos de programação, ao invés de se limitar a ActionScripts(FLASH) e JAVASCRIPT(com um pouco de PHP de vez
em nunca).

Cheers!

--
André Garcia Carneiro