[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em hotmail.com
Sexta Maio 11 14:11:54 PDT 2007

> Date: Fri, 11 May 2007 17:58:57 -0300> From: acid06 em gmail.com> To: cascavel-pm em pm.org> Subject: Re: [Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst> > Sim, você pode usar qualquer outro templating system para o qual> exista uma View pronta (ou escrever sua própria View).> > Se você quer utilizar somente o que estaria disponível no> HTML::Template, o Template Toolkit é bem simples. Então você pode ir> escolando a montanha de aprendizado ao mesmo tempo em que desenvolve> usa aplicação. ;-)> > O que demora mais tempo pra entender são recursos mais avançados, que> você nem teria disponível no HTML::Template.
Disso eu não sabia. Vou arrumar algum tempo para dar uma olhada em um tutorial do TT.
O que eu gosto no HTML template é que você pode passar ele para um webdesigner sem assustar muito ele. Se você usar

<!-- Tags DO HTML::Template -->

programas que checam a sintaxe do HTML gerado nem enchem o saco do designer por ter código não-conforme com os padrões. O tutorial do TT no entanto não mostra se é possível ter esse tipo de recurso (http://search.cpan.org/~abw/Template-Toolkit-2.19/lib/Template/Tutorial/Web.pod).
 > A vantagem de usar Catalyst + TT + DBIC é porque é o que 90% das> pessoas usam, então você vai ter muito mais suporte, se precisar. E,> de fato, acho que são os melhores disponíveis, mas isso é preferência> pessoal. Por exemplo, o Rose::DB::Object também parece ser um ótimo> ORM.
Eu acho que tem um programa sobre gerenciamente de rede na última Linux Magazine (eu preciso parar de fazer propaganda deles) que usa o Rose. Uma pena que esses artigos sejam escritos só por gringos.

[]'s
Alceu