[Cascavel-pm] Nosso salário

Terça Março 6 01:00:28 PST 2007

On Mar 5, 2007, at 11:27 PM, <fernandolouis em terra.com.br>
<fernandolouis em terra.com.br> wrote:
> Qual o salário básico para um programador que utilize (e muito bem)
> a linguagem PERL e banco de dados Mysql?
>
> O que vocês acham?

   Fenando, isso depende de muitas coisas.
   No tempo em que eu trabalhei no Brazil, sempre ganhei entre R
$2.750,00 (CLT) e R$5.750,00 (PJ).
   Claro que ter universidade, pós-graduação e cursos de certificação
ajudam a empurrar estes números para cima.
   Também conta muito uma coisa odiosa, que no Brazil chamamos
"QI" (para "Quem Indica"). Eu tive algumas experiências ruins com isso.
   Outra coisa que faz diferença no salário é a "indústria" ou "ramo
de atividade econômica" em que você atua. Bancos costumam pagar mais
que a indústria automobilística, e o pessoal de ERP ou Java costuma
ganhar mais que programadores Perl. Administradores de Base de Dados
bons ganham bastante dinheiro, mas costumam trabalhar como camelos.

   Outro fator curioso e que pesa muito é o tamanho da empresa. Uma
empresa grande costuma pagar melhores salários que uma empresa
pequena, no Brazil. Isso é estranho, na minha opinião, já que a gente
tem muito menos disponibilidade de recursos numa empresa pequena (e
que, supostamente, a empresa pequena e a empresa grande tem,
proporcionalmente, rentabilidade semelhante).

   Finalmente, os trabalhadores independentes (PJ) costumam ganhar um
pouco mais do que os trabalhadores CLT. No fundo, compensa apenas
para a empresa, já que a gente é obrigado a pagar muita coisa do
próprio bolso e pára de ter direitos simples como tirar férias e
ficar doente de vez em quando.

   Bom, agora que eu expliquei muita coisa, vamos te dar os dados que
faltam:
   Eu tinha universidade, pós graduação, e certificação Oracle DBA
quando ganhei R$5.750,00 como PJ;
   Tenho orgulho de dizer que eu nunca fui "peixe" de ninguém, e
nunca tive um "QI".

   Espero que tudo isso ajude.
   Eu gostaria de saber mais sobre o quanto ganham as pessoas.
   Este assunto parece ser "tabú" para muita gente, mas é preciso
conversar, ou a gente termina sem poder de negociação, sem saber
quanto ganha na média um profissional da área.

   Putamplexos, e boa sorte, Fernando.
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}