[Cascavel-pm] FISL 8.0 - Programa Preliminar

Marco Lima mago.perlbr em gmail.com
Quinta Março 1 08:48:27 PST 2007

"Visibilidade do palestrante e/ou experiência/contribuição do palestrante na
comunidade. Desta maneira, se um Piter Punk ou uma Sulamita posta uma
proposta, de cara o este item ganha nota máxima, pois estas personagens são
bem conhecidas na comunidade"

Bom no FISL não bem assim, o próprio Claudio do OpenOffice já foi barrado
... a questão é que a experiência com eventos fazem com que essas pessoas
tenham conhecimento suficiente de como propor uma palestra.

"um bom mini-currículo é essencial demonstrando a contribuição para a
comunidade. Não adianta colocar no mini-currículo que vc trabalhou na
padaria durante 5 anos implantando linux. Ajuda sim dizer que escreveu
artigo para o perl.org.br, que um membro ativo do catalyst ou do
desenvolvimento do Perl6"

Acho muito relativo, como as pessoas que avaliam as palestras nem sempre tem
conhecimentos sobre todas as áreas, muitas nem sabem o que é CPAN ... o
mini-cv ajuda mas não adianta dizer contribuo para o CPAN, basta dizer
membro atuante da comunidade Perl.

"Temas. Muitas vezes o tema é interessante para nós, mas já foi discutido em
outro ano do evento, e já não é assim tão novo. Então meu caro, o título
neste momento é alma do negócio. Imagine a situação, vc quer falar sobre
SSO, que apesar de interessante já foi bastante "rodado", apesar de eu nunca
ter visto uma boa implantação, e um outro cara posta sobre iSCSI. A chance
do iSCSI sobressair sobre o SSO é muito grande, a menos que vc apresente uma
boa abordagem para este tema, tipo "Sugestões de boas práticas para a
imlementação do SSO com sucesso". Preste atenção que neste título o
"Windows" foi para o saco, vc até deve falar sobre isto na apresentação e
colocar no sumário, mas não no título"

Isso sim é o mais importante e é o que vai decidir a sua aprovação, deve
prestar atenção se você está enquadrado dentro do temário certo, pois ai já
é um ponto positivo, depois o que você vai falar é muito importante, deve
procurar mostrar soluções, resolver problemas, assuntos mais práticos são
melhores, principalmente se for agradar as empresas, Segurança,
Datawarehouse, Dataminning, Performance, Economia etc. são bem aceitos.

O FISL não é uma evento técnico de evengelização, ele é voltado mais para
empresas e governo, estamos vendendo soluções lá ... por isso pense nisso. O
CONISLI sim é um evento técnico voltado para comunidade, por isso sua grade
é puramente técnica.

Espero ter ajudado,

Abraços;

Marco Lima

On 3/1/07, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:

> [...]
>

> Trabalho com isto no dia-a-dia há mais de 5 anos e com Software Livre

Marco Lima
mago.perlbr em gmail.com