[Cascavel-pm] Perl Mobile

Segunda Junho 25 11:08:50 PDT 2007

Rafael Magalhães wrote:
> Luis,
>
> Estou analisando se é melhor continuar a desenvolver em Java ou mudar
> para Perl. Eu queria saber se existe alguma vantagem em fazer essa
> mudança, se eu ganharia tempo em desenvolvimento, se a aplicação poderia
> ficar com uma melhor performance, se o Perl trabalha apenas com dados
> enquanto estiver conectado e se ele pode armazenar os dados no Palm até
> que seja feito um sincronismo com um banco de dados principal....
>
> Entendeu?

   Rafael, você parece precisar de muita ajuda.
   Java e Perl são linguagens de programação genéricas e podem fazer
tudo o que você programar para elas.
   Resta saber se você sabe o que você quer construir.

   O Daniel perguntou sobre a tua plataforma, eu acho que é melhor mesmo
tentar direcionar a tua busca baseado nisso.

   Você parece estar precisando de muita informação, especialmente sobre
organização e projeto de computadores e sistemas.

   Sobre as tuas colocações:

   * Vantagens: eu acho Perl uma linguagem mais flexível e facil de
usar. Os programas normalmente são menores e mais fáceis de dar
manutenção do que em Java. Mas esta é a minha opinião pessoal, não
necessáriamente reflete tendências de mercado ou a sua visão do assunto.

   * Ganhar tempo no desenvolvimento: Existem coisas mais simples e mais
diretas que se pode fazer para ganhar tempo no desenvolvimento. Eu acho
muito mais produtivo investir tempo e recursos num bom projeto de
software, e ter boa documentação antes de sair escrevendo programa.
Escrever programa, já dizia o Pressman, na década de 1970, é apenas 10%
do esforço total.

   * Performance: Performance é questão de construir certo. Todas as
linguagens de programação vão te oferecer bons resultados, desde que
você saiba o que está fazendo. Construa o seu sistema com performance em
mente, e você vai ter bom desempenho. Mas tem de começar a pensar nisso
durante a fase de projeto.

   * Sobre trabalhar com dados "apenas quando estiver conectado" e sobre
"poder armazenar dados no Palm": isto depende de outros fatores.
Primeiro, sua arquitetura de sistema permite isso? E o seu hardware?
Você deu a primeira dica sobre ele agora, falando sobre "Palm" (que eu
estou imaginando ser o PDA da 3COM).

   Em resumo: você precisa construir a sua aplicação com os requisitos
de sistema que está me contando. Eu acredito que, se você procurar, vai
achar bibliotecas para ambas as linguagens que podem te auxiliar com
estas coisas. Mas não existe milagre, nem almoço grátis. Você vai ter de
fazer lição de casa, e projetar seu sistema de acordo.

   Eu espero ter me feito entender. Se você precisar de mais alguma
coisa, por favor sinta-se à vontade para perguntar.