[Cascavel-pm] Uso de ramdisk para evitar I/O de disco

Sexta Junho 22 09:26:07 PDT 2007

On Jun 21, 2007, at 8:15 PM, Hamilton Vera wrote:
> Obrigado a todos que responderam,
> Luis infelizmente não faço parte da equipe de desenvolvimento. Sou
> um programador bem amador, que utiliza Perl para algumas rotinas de
> sistema. Minha função principal na empresa é fazer servidores de e-
> mails,web, e etc... e no tempo vago fico "bicando" o que o
> desenvolvimento faz :).

   Hum. Todo mundo que "bica" meu trabalho é automaticamente
promovido a "Junior Developer"... ;-) mesmo o diretor.

> -Edem e Luis, a estrutura em diretorio é necessária para trabalhar
> com o sistema do cliente. Ainda não tive acesso ao código das
> aplicações, iria sugerir para a equipe de desenvolvimento usar o
> RAMDISK porque o cliente esta cogitando em utilizar algum sistema
> de storage, acho que isso geraria custos desnecessários. E como
> ninguem está disposto a modificar a aplicação, acho que seria uma
> saída conveniente.

   Opa! Pintou a primeira restrição!
   Então, existe uma aplicação de um cliente que gera arquivos em
disco e você está "consumindo" estes arquivos, certo?

   Hum. Posso perguntar o que acontece se os arquivos "desaparecerem"
de repente?
   RAM disks são legais para este tipo de problema, desde que você
prove que o problema de gargalo é realmente ali.
   Mas tem o problema de "desintegrar" com a tua informação
instantâneamente, em caso de falha na máquina.
   Você está disposto a correr o risco da perda de informação?

> -Nilson, tive oportunidade de logar no servidor de testes que
> hospeda aplicacao e vi que o I/O de disco estava bem alto, afetando
> o desempenho de outras aplicações no servidor.

   Este é um bom indício, mas não quer dizer nada isolado.
   Vamos supor que a medição que você viu incluia um backup que
estava rolando em conjunto, por exemplo.
   Vai precisar de condições ligeiramente mais controladas para me
convencer.

> Muito obrigado a todos, algum dia fico bom em perl e faço as coisas
> funcionarem de maneira correta :).

   De nada.
   Agora, você já sabe os prós e contras de usar RAM disks.
   Se você puder garantir que a máquina não cai, mesmo com falta de
energia e 1/2 litro de café forte entornado sobre a fonte de
alimentação (você tem fontes retundantes, certo?), então RAM disks
podem te dar mais alegrias que tristezas. :)

   Bom divertimento!