[Cascavel-pm] Ajuda para desenvolver sistema open

Claudio Pereira claudiopereira em gmail.com
Quarta Julho 25 15:09:16 PDT 2007

On 7/25/07, Paulo José Sant'Ana <adm em mestral.com.br> wrote:
> Olá monges!

Salve Paulo,

> Meu nome é Paulo e tenho um pequenina empresa de assistência técnica em informática.

Seja bemvindo ao monastério brasileiro. :-)

> Procurei um sistema open e desenvolvido em Perl, que possuísse cadastro de clientes, controle de estoque, caixa, ordem de serviço e agenda, mas não encontrei.
> Nesse caso comecei a desenvolver eu mesmo, usando Perl, PostgreSQL e AJAX. O sistema roda via navegador e o cadastro de clientes ficou 'pronto', pelo menos funcional.

Eu estou pensando investir no [1] Stoq em um cliente, este é
desenvolvido em python c/ gtk (usam uma lib chamada Kiwi) e
postgresql.

> Meu problema é falta de tempo para continuar desenvolvendo e inexperiência, é claro, pois não sou programador de fato como a maioria dos amigos da lista.
> Gosto de Perl por isso insisto em fazer algo útil com essa linguagem, até encontrei alguns sistemas open que rodam em Linux, porem não funcionaram corretamente,
> provavelmente com o intuito de vender suporte e são feito quase sempre em Delphi/Kilyx ou PHP, éca :)

Também me falta tempo, por isso inicialmente estou trabalhando com o
Stoq em um cliente, enquanto desenvolvo algo em Perl, inclusive já
iniciei um projeto parecido e devo migrar pra cultura MVC do [2]
Catalyst Framework.

> Tenho como objetivo desenvolver um sistema 100% open, que possa rodar em Linux e Windows, que seja robusto para suportar grandes fluxos de dados,
> mas leve ao mesmo tempo para rodar em uma estaçãozinha isolada numa lojinha qualquer, que seja fácil de instalar e usar e principalmete que os fontes
> sejam autoexplicativos e simples para que programadores principiantes possam altera-los sem grandes dificuldades. Esse último requisito tem como objetivo
> ajudar a popularizar a linguagem Perl e o PostgreSQL. Existe uma grande lacuna desse tipo de software livre.

Justamente o meu problema, este Stoq apenas roda no Linux, ainda não
fizeram um port para outros sistemas. E eu preciso que algo rode na
web.

> Tenho dúvidas do que fazer agora e gostaria que os amigos me dessem uma ajuda, não sei se coloco o que já tenho num site e peço colaboração,
> se pago alguém que pudesse dedicar 1 hora por dia nesse projeto ou se contrato um estagiário... Se alguém conhece algo que já esta sendo feito ou tem
> sugestões, idéias ...

Podemos trocar experiências, e quem sabe compartilhar código. :-)

[1] http://www.stoq.com.br
[2] www.catalystframework.org/

[  ]'s
--