[Cascavel-pm] [OT] Virou política outra vez... [Was: Caos nos aeroportos(...)]

Quinta Julho 19 08:20:37 PDT 2007

On 7/19/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Claro, como se o Lula fosse o cara responsável por isso desde
> 1980, quando o problema começou, com a cidade de São Paulo crescendo
> em torno das "áreas de segurança" que deveriam estar ali para
> permitir a pilotos manobrarem seus aviões com espaço o bastante para
> tentar pousos de emergência na grama.

Eu também não gosto do Lula mas não vejo como esse acidente pode ser
culpa do pobre coitado. De fato, eu tentaria de tudo pra culpá-lo, mas
dessa vez não dá.

Qualquer pessoa que tenha um mínimo de noção das coisas sabe que as
ranhuras na pista não fariam a menor diferença nesse caso. O processo
de frenagem do avião é feito pelas turbinas e pela aerodinâmica
alterada do mesmo. A frenagem por atrito com o solo é só a última
etapa.

O avião chegou no solo muito mais rápido que deveria, tentou arremeter
e não conseguiu.

Não dá nem pra culpar os controladores (coisa que eu gostaria mais
ainda, mais que culpa o Lula). Ou aconteceu um problema no avião - o
que é uma hipótese improvável, já que se trata de um Airbus (que já é
bastante seguro) relativamente novo - ou foi erro do piloto (que,
nesse caso, já pagou pelo seu erro).

A pista sem ranhuras, na pior das hipóteses, causaria derrapagem do
avião. Todos os parâmetros operacionais estavam dentro dos limites
permitidos (peso do avião de acordo com as condições da pista) e a
pista em si estava em condições de operação (menos de 3mm de lâmina
d'água - nessas situações a pista não precisa de ranhuras para
garantir o atrito).

Essa discussão toda da pista é o velho problema do Brasil de não
querer assumir a culpa.

Por mais trágico que seja pra família dos tripulantes, muito
provavelmente a culpa foi do piloto (o Airbus poderia pousar sozinho
se ele deixasse). Mas agora é esperar a situação ser investigada e ver
no que realmente deu.

Eu, pessoalmente, acho essa discussão mais improdutiva do que aquela
anterior sobre CLT.

-Nilson Santos F. Jr.