[Cascavel-pm] [Bulk] Res: Res: "Subroutine new redefined at"

Quinta Julho 12 03:16:43 PDT 2007

On Jul 11, 2007, at 1:34 PM, Daniel ® Antunes wrote:
>     Minhas práticas se baseiam nos livros : Perl Programming (o
> clássico livro do camelo), Perl for C Programmers (me elucidou uma
> série de dúvidas), Gerenciamento de Dados com Perl (livro que
> ganhei e não acrescentou muito) e Advanced Perl Programming (este é
> muito legal para entender o backstage). Eu os li há bastante tempo
> e atualmente têm me servido somente para consulta; quero dizer que
> não peguei nenhuma literatura mais atual. Neles a abordagem para
> utilização de OOP é a mesma : Exporter.pm e váriaveis @ISA e @EXPORT.

   Eu aconselho você a RELER OS LIVROS.
   Mas desta vez, faz isso prestando atenção.
   Os livros de Perl que eu tenho (Programming Perl, Advanced Perl
Programming) não mencionam nunca nada sobre usar Exporter.pm para
programação orientada à objetos.

   Você não deveria nem tentar usar o Exporter mais. Ele não serve
para este paradígma e não é recomendável começar a tentar fazer
coisas com ele sem saber o que você está fazendo.

   Eu recomendo também que você estude e aprenda Orientação a Objetos
antes de tentar usar isso em sistemas sérios. OOA&D é uma ferramenta
poderosa para facilitar o reuso de código, se você sabe usar. Caso
contrário, ela cria monstrinhos impossíveis de manter, que vão
impedir que o seu sistema funcione corretamente e seja extendido e
melhorado - você mal vai conseguir entender o que se passa ali.

   E estude também alguma coisa de engenharia de software. Eu
recomendo o livro do Pressmann (Software Engineering), que, a pesar
de usar outro paradígma (programação estruturada) pelo menos vai te
dar uma noção básica sobre o que é e como deve funcionar o processo
de desenvolvimento de código.