[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Terça Julho 10 16:32:15 PDT 2007

On 7/10/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    São os chamados "Acidentes em Trânsito". Eles são responsáveis por
> boa parte dos acidentes de trabalho de operários da construção civil em
> São Paulo.

Mas eles têm direito à mesma indenização que teriam se, por exemplo,
caíssem de um prédio em construção?

>    Na minha humilde opinião de quem nunca faliu, mas viu muita gente
> falir, se você está pensando em reduzir custos "rapidamente" cortando
> pessoal, é caso de fechar a empresa para não passar vergonha.
>
>    Cortar pessoal para reduzir custos e "continuar no negócio" é, na
> minha opinião, sinal claro de falta de visão do mercado onde você atua e
> falta gravíssima de tato comercial. Mas isto, é claro, é apenas a minha
> opinião.

Pra chutar um número, eu diria que em uns 75% dos casos você tenha
razão. Mas existem casos em que é justificada a demissão. É só você
pensar no caso em que uma grande empresa com diversas fábricas está
vendendo apenas uma delas, sendo que a fábrica não era uma empresa à
parte. Acredito que nesse caso todos os funcionários terão de ser
recontratados. Um outro caso de sucesso foi a operação feita pela
Siemens na Alemanha nos últimos anos.

>    Hum. Será que isso funcionaria no Brazil, onde o pessoal que
> realmente precisa destas coisas não tem muita educação? Eu tenho certeza
> de que um operário estadounidense sabe se cuidar muito melhor do que um
> brazileiro, nestes termos.

Ao mesmo tempo que eu sou pessimista em relação ao futuro geral do
Brasil, eu sou otimista com o potencial do povo. Eu acho que enquanto
o estado assumir que o povo é burro e não sabe se cuidar, o povo vai
ser burro e não saber se cuidar mesmo.

É como uma criança aprendendo a andar de bicicleta. Se você nunca
tirar aquelas rodinhas, ela nunca vai aprender a andar. E, assim que
você tirar, é capaz dela levar uns tombos. Mas depois aprende.

-Nilson Santos F. Jr.