[Cascavel-pm] Respondendo os irmãos Wendel Scardua e Gilmar...

Gilmar Santos Jr gilmarjr em dcc.ufba.br
Terça Janeiro 30 19:57:46 PST 2007

Marco Aurélio (MACAÉ) escreveu:

> Boa tarde, Caros Irmãos Wendel Scardua, Gilmar em Perl Monges,

Boa noite ;)

> [...]
> programas proprietários em Perl, e (quase) ninguém iria te xingar por
> isso.
>

>  • Meu irmão respeito a sua opinião, quando falei em GNU General
> Public License (GPL). Classifique com um grupo de linguagem livre com
> LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU = (Licença Pública Geral GNU pretende
> garantir sua liberdade de compartilhar e alterar software livre...).
> Citei um grupo umas linguagens livres: PHP - Python - Tcl - Perl -
> Java - JavaScript - Shell script - Lua – Ruby.
>
> E não questionei sobre uma categoria em sim, espero ser compreendido!

Segundo o que me ensinaram na faculdade uma linguagem é uma
especificação. C é uma especificação, por exemplo (padrão ANSI se não
estou enganado) e há compiladores pra C sob as mais diversas licenças. E
isso pode acontecer para qualquer linguagem, ou seja, uma linguagem não
é "proprietária" ou "livre". À implementação sim cabe essa denominação.
Talvez possamos falar em padrões abertos e fechados, embora eu não veja
muito sentido (para uso geral) em uma linguagem cuja especificação não
seja pública.

> _Respondendo o Gilmar:_

> Regras não ajudam pessoas com dúvidas em seus códigos.
>

> • Meu amigo respeito a sua opinião, porem não vou eu aprofundar sobre
> o assunto que já fui bem claro, falei a respeito da Regra de
> convivência comunitária dos Perl Monges, para instruir os novos e
> velhos monges para um perfeito trabalho comunitário, eu posso citar
> para você agora exemplos sócios culturais onde a aplicação de leis,
> regras e estatutos foram bem sucedidos infelizmente sem elas pode fica
> isolado da sociedade:

Você realmente acredita que as regras estão além das atitudes das
pessoas? Se sim, me desculpe.

E por favor releia minha mensagem:

"Não estou dizendo que regras são inúteis, apenas estou dizendo que o
bom-senso pode ser mais eficaz em vários casos."

> em cristo" se ambos acreditássemos nele. Não acredito, mas respeito
> quem acredita. ;)

Esse trecho mandei pra você em pvt em resposta a um e-mail que vc me
mandou em pvt. Acho que uma das regras da netiqueta fala sobre levar a
público conversas particulares, talvez eu esteja enganado. Sei que o meu
bom-senso não aprovaria uma atitude dessas. Talvez esse seja um bom
exemplo de que o bom-senso possa ser mais eficaz que regras em
determinadas situações

> • Não quero nunca te ofender, mais em termos gerais, o ateu é visto
> como alguém que aspira à objetividade e que recusa qualquer dogma,
> ambos, ateu e o religioso de uma denominação qualquer, podem basear
> concepções sem uma fundamentação completa, nada impede que muitos
> ateus afirmem que abandonariam suas crenças caso fique provado que seu
> deus não existe. Isso não faz com que eles deixem de estar apoiados na fé.

O fato de alguém não acreditar em Cristo não significa que seja ateu
(não vem ao caso, mas não me classifico como ateu). Reveja seus
conceitos. Eu respeito a crença de todos e peço que você respeite a minha.

> • Perguntas para refletir:
>
> Imagine o mundo sem as leis, regras e constituições?
>
> O que são doutrinas, normas, regras e princípios?

Um exercício interessante. Imagine agora como seria um mundo onde cada
ação que vá se tomar tenha que observar alguma regra. Lembre-se da
ambiguidade e imprecisão do português ou qualquer outra linguagem natural.

Acho que entre esses dois extremos cabe um meio termo que tome vantagens
de cada abordagem e seja mais benéfico de maneira geral.

No mais peço desculpas pelo flame war a todos os inscritos na lista. De
agora em diante vou evitar ao máximo entrar em debates off-topic sem-noção.

Abraço a /tod[oa]s/!
Gilmar