[Cascavel-pm] Res: Duvida Fetchrow_Array

Sexta Janeiro 12 09:16:33 PST 2007

On Jan 12, 2007, at 5:37 PM, Patty Silva wrote:
> Ok Pessoal..
> a Minha duvida era se posso usar dois fetchrow_array.. :)
> Eu consegui!!
>
> Obrigada pela atenção;;; quando terminar posto o Codigo para
> sugestoes :)

   Você pode disparar quantos DBI::fetchrow_array quantos desejar,
Patty. Desde que a base de dados tenha informações para enviar, vai
conseguir. É o que chamamos normalmente de loop prepare-execute-fetch:

   __PERL__
   use DBI;
   # CONNECT
   my $database_handler = DBI->connect( $dsn, $user, $passwd, \%params )
     or die $DBI::errstr;

   # PREPARE
   my $query = q{SELECT * FROM that_table WHERE that_flag = ?};
   my $statement_handler = $database_handler->prepare( $query );

   # EXECUTE
   my $results = $statement_handler->execute( $desired_flag );

   # FETCH
   while( my $row_reference = $statement_handler->fetchrow_arrayref ){
     # use as informações de $row_reference, uma linha da base de dados
   }

   # FINISH
   $statement_handler->finish();

   # DISCONNECT
   $database_handler->disconnect;
   __END__

   Repare que eu não mostrei o tratamento de erros, que você precisa
fazer. Foi por uma questão didática, para você conseguir enxergar e
entender como funciona o loop prepare-execute-fetch mais facilmente.

   Patty, TODAS as conexões com base de dados funcionam exatamente
como esta.
   É tão repetitivo que a gente, por praticidade, acaba automatizando
isto nos projetos, construindo bibliotecas especializadas que tratam
dos detalhes, e apenas fazendo uma chamada para uma biblioteca de
utilidades ao invés de usar este monte de código.

   Se você quiser conversar mais sobre isso, basta continuar o assunto.
   Espero que isso ajude você a compreender melhor a mecânica da coisa.
   Boa sorte com o seu projeto.
Luis Motta Campos is software engineer,
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}