[Cascavel-pm] Encriptar/Ofuscar codigo fonte

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Janeiro 2 13:52:02 PST 2007

On 1/2/07, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Desculpe se vou me meter um pouco, mas eu só queria dizer que não há nada errado em querer proteger o seu
> código(Matheus)

Proteger de quem? De alguem que poderia melhora-lo? Já pensou se os
colaboradores do CPAN pensassem assim? Mesmo se houvesse proteção via
software, a forma menos deficiente de proteger código (na minha
opinião, é claro), é com um contrato e um bom advogado, mas isso já é
OT.

> acho que o que o nosso amigo da Bahia quis dizer é que talvez você(Matheus) deva realmente
> pensar se vale a pena gastar tempo($) com isso, mesmo porque Perl está todo sob a filosofia OpenSource e,
> pensando nisso, e pelo que tenho visto e sentindo da comunidade Perl, coisas como proteção de código tem pouco
> sentido no mundo Perl (claro que eu posso estar errado).

É por aí mesmo... Eu também quis dizer que não é ético pedir
informação ao público em geral sobre como ocultar informação. Pelo que
tenho lido a respeito do assunto, a maioria dos profissionais da área
não gostam do fato de que eles podem passar a manter amanhã, código
que foi obfuscado propositalmente por alguém hoje. E seria pior ainda,
psicologicamente, se descobrissem que foram eles mesmos que ensinaram
como fazer a obfuscação.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia