[Cascavel-pm] [OT] Postgres SQL, racionalmente... [Was: Duvida com bando de...]

Quarta Agosto 8 01:15:46 PDT 2007

On Aug 7, 2007, at 10:07 PM, Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Coincidentemente, ontem eu li algo que se encaixa bastante no contexto
> desse seu comentário:
>
> http://jshirley.vox.com/library/post/observations-regarding-high-
> availability-database-perception.html

   Você está gentilmente sugerindo que eu não sei por que eu digo às
pessoas que utilizem RDBMSs sérios?

   Bom, de certa forma, existem algumas razões para isso:

   1. Tudo o que eu preciso no MySQL será implementado na próxima
versão. Eu tive contato com a base de dados nas versões 3.X, 4.X, e
agora na 5.X, sempre com necessidades diferentes e promessas de que
os "essenciais" de uma base de dados séria vão ser implementados na
próxima versão. Já tive problemas mais sérios, com a falta de STORED
PROCEDUREs, TRIGGERs, FOREIGN KEYs, e transações.

   2. Tenho problemas muito sérios com o esquema de replicação do
MySQL: ele não escalou bem em nenhuma das implementações que eu tive
contato - eu tenho problemas de sicronia entre os servidores, mesmo
com uma rede Gigabit Ethernet dedicada (o que indica claramente que a
competição para sicronização dos dados se dá no nível das tabelas,
IMHO).

   3. BACKUPs e RESTOREs consistentes e eficientes são complicados
de construir e restaurar. Eu acho que ser capaz de copiar a minha
base de dados num estado consistente é importante.

   4. A parte de administração e tunning do MySQL é pobre em
recursos. As diretrizes mais importantes não podem ser alteradas sem
pararlização do serviço, e é complicado saber o que está acontecendo
com o Query Cache.

   Claro, me rotular "fanático" e fugir ao diálogo racional é sempre
uma opção. Mas eu tenho certeza de que falar é mais interessante. ;-)