[Cascavel-pm] Catalyst no Brasil eq "sonho"?

Domingo Abril 22 17:16:00 PDT 2007

On 4/22/07, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Certo, não tem uma empresa tentando vender o framework, mas o método como se tenta divulgar Catalyst, é pouco
> atrativo para a maioria dos desenvolvedores, e principalmente, para os donos de empresa ignorantes que com
> certeza vêem algo no PHP que não vêem no Catalyst. Cabe a nós, interessados em aumetar o número de pessoas que
> deixam de usar CGI, PHP e JAVA, e passe a usar Catalyst no Brasil, mudar isso não acha???

Acredite, se eu soubesse o que fazer pra mudar isso - e tivesse
capacidade pra conseguir realizar o que fosse necessário - certamente
eu já teria feito alguma coisa. Mas, sinceramente, eu não faço a menor
idéia de como essa situação pode ser mudada. Vejo o enorme esforço que
várias pessoas da comunidade fazem nos eventos como FISL e CONISLI e,
no entanto, o resultado parece que só dura no evento e algum (pouco)
tempo depois. Nada parece mudar de verdade. No final, todo mundo acaba
arrumando emprego no exterior mesmo, no Brasil não tem jeito.

Eu admiro bastante a força de vontade do pessoal realmente engajado
nos eventos. Acredito que eu já teria desistido se observasse tão
pouco resultado como tem aparentado. Claro que posso ter uma impressão
errônea das coisas e, realmente, nos meios diretamente afetados pela
atuação do pessoal, tem ocorrido alguma diferença. Mas pelo que eu
vejo por aqui, nada mudou.

Reitero que o pessoal tem feito um ótimo trabalho com palestras, etc.
E se o que precisaria pra atrair mais gente pra linguagem seria
"abaixar" o nível, sinceramente, eu prefiro uma linguagem pouco
popular mais com gente de qualidade. Isso pode não ser o melhor sob um
ponto de vista de negócios, mas eu pretendo nunca ser uma pessoa de
negócios. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.