[Cascavel-pm] [Spam] Re: Catalyst no Brasil eq "sonho"?

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Domingo Abril 22 16:09:27 PDT 2007

On 4/22/07, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Seria legal mesmo ter Perl como disciplina na faculdade, mas acho que não é esse o caminho. Acho importante
> EXPERIMENTAR de tudo(tô me referindo à linguagens de programação) num curso UNIVERSITÁRIO, e isso ajudaria
> bastante, mas será que resolveria o problema depois que as pessoas terminassem os seus cursos, pegassem os seus
> diplomas e descobrissem que 70% das vagas para desenvolvedores exigem JAVA e não Perl para poderem trabalhar??

Essa é minha situação atual e não faltam propostas, pelo contrário,
tive problemas para escolher para onde ir :P
O problema real, que eu mencionei acho q com o Rondon lá no FISL é que
existe uma mística muito grande sobre computação. Geralmente o pessoal
escolhe computação por que acham que é um caminho fácil para a riqueza
e o sucesso, e escolhem coisas como Java pelo mesmo motivo, não levam
em consideração os aspectos técnicos. O Matt Trout, um dos
desenvolvedores core do Catalyst e do DBIx::Class até escreveu um
artigo sobre isso:
http://chainsawblues.vox.com/library/post/why-i-use-perl-and-still-hate-dynamic-language-weenies-too.html
As empresas, por outro lado, querem argumentos sólidos para utilizarem
alguma tecnologia, afinal, tem muita grana em jogo, não é uma decisão
fácil e não tem como voltar atrás. Só que boa parte dos caras que
tomam decisões sobre tecnologia nas empresas tem formação mais voltada
para administração e não tem conhecimento técnico para fazer uma
avaliação precisa. Então, sob a ótica de um administrador, o melhor a
fazer é usar o que "é mais conhecido e popular", tem mais casos de
sucesso, disponibilize os profissionais mais baratos (o que não é
nosso caso, espero :)) e, de preferencia, tenha alguma empresa rica
por trás que possa idenizá-los se algo der errado.

> Apoiado!

Acho que depende de mais algumas coisas. Precisamos de mais casos de
sucesso que possamos esfregar na cara dos administradores. Mais
pessoas para quem possamos apontar e falar "Olha lá, aquele cara ficou
rico usando Catalyst". Infelizmente, as pessoas são mais atraídas por
esses argumentos do que exibições técnicas. Na verdade, a questão nem
é convencer as pessoas a usarem Catalyst. É convencê-las a fazerem uma
análise mais abrangente das possibilidades, se o resultado dessa
análise indicar o Perl como salvador da pátria, ótimo, se indicar Java
ou qualquer outra coisa, melhor ainda, uma coisa a menos pra eu
consertar com Perl em cima da hora :P.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia